Programas

Casa Mata Atlântica

Para contribuir com a Década da Restauração dos Ecossistemas e apoiar dezenas de comunidades locais que lutam para preservar a Mata Atlântica, o Fundo Casa implementa em 2023 o Programa “Casa Mata Atlântica” e abre a 1º chamada de projetos para fortalecer as comunidades de base inseridas neste Bioma, em sua busca por melhores condições de vida e justiça socioambiental. O Fundo Casa vem, ao longo dos seus 18 anos de atuação, trabalhando com a estratégia de oferecer apoios na medida adequada para organizações que estão começando, ou que possuam dificuldade para acessar recursos de outra maneira, porém, com uma visão sistêmica e distribuída, impulsionando processos positivos para organizações, comunidades e o meio ambiente. Em 2022, cerca de 65% dos apoios do Fundo Casa foram destinados aos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga, ante 25% destinados à Mata Atlântica. Com a criação do Programa Mata Atlântica a expectativa é que os apoios possam ser melhor distribuídos.

Berço de grandes metrópoles brasileiras, o bioma também abraça comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, associações e cooperativas que buscam fortalecer os trabalhos desenvolvidos de forma integrada ao ambiente. Incentivar a recuperação e restauração da Mata Atlântica é uma oportunidade para combater as mudanças climáticas e contribuir para que o Brasil cumpra seu compromisso de mitigação da emissão de gases do efeito estufa. Recuperar e restaurar a Mata Atlântica também pode ajudar a mitigar a pobreza, produzindo alimentos e oportunidades de geração de renda. 

Casa Amazônia

O Programa Casa Amazônia possui foco em organizações e comunidades tradicionais de toda a Amazônia e apoia projetos em todos os 9 países da região. Diversos estudos demonstram que as comunidades tradicionais e de base têm um papel fundamental não somente na conservação ambiental, mas no manejo da biodiversidade dos biomas onde habitam. O Fundo Casa acredita que esses atores, fortalecidos nos seus territórios, com melhores condições de vida, possuem maiores chances de salvaguardar este grande bioma para as futuras gerações. Os povos tradicionais conhecem a floresta como ninguém, e esta experiência é fundamental para que a humanidade tenha a chance de conhecer a Amazônia e toda a riqueza biótica que ainda nos resta no planeta. As chamadas de projetos deste Programa são divulgadas diretamente por meio da rede de parceiros do Fundo Casa, e, desta forma, conseguem alcançar coletivos nos mais isolados pontos da floresta. O Casa Amazônia apoia projetos de agenda positiva, mas também possui recursos voltados para apoios emergenciais.

Casa Rios e Oceanos

O Fundo Casa possui um histórico de parceria com dezenas de grupos que atuam na preservação dos biomas costeiros e na melhoria da qualidade vida destas populações. Esta atividade de baixo impacto ambiental é cada vez mais ameaçada por especulações imobiliárias, poluição e pesca excessiva. Este Programa tem como objetivo fortalecer as organizações locais e as organizações estratégicas de representação dos pescadores e pescadoras artesanais, reconhecendo-os como os atores políticos mais importantes nos processos de conservação dos recursos naturais costeiros, e na transformação local.

Casa Cidades

O Programa Casa Cidades está focado em apoiar projetos que melhorem a vida nas cidades e que fortaleçam os grupos urbanos para enfrentar as desigualdades produzidas pelas cidades, bem como em alertar acerca de sua pressão sobre os recursos naturais. Apoiamos projetos que buscam dar voz e protagonismo aos grupos locais na construção de uma cidade que respeite e reconheça a potência da diversidade que nelas existe, para transformá-las em espaços de viver mais justos, equitativos e plenos. Outro aspecto importante que buscamos é fomentar a conexão cidade-campo ou cidades-florestas, e assim incentivar formas de tornar essa relação mais harmônica e empática.

Saiba mais em www.casacidades.casa.org.br

Casa Fortalecendo Comunidades

Fortalecer as comunidades de base faz parte da missão do Fundo Casa, e este Programa representa isso muito bem. Os apoios do Programa Casa Fortalecendo Comunidades possuem como principal objetivo impulsionar projetos que ampliem a autonomia de organizações comunitárias, possibilitando que a comunidade seja protagonista em suas iniciativas socioambientais, seja no meio rural ou urbano, em qualquer região do Brasil e América do Sul e em qualquer bioma.

Fundo Emergenciais

O Fundo Casa, depois de tantos anos de atuação, desenvolveu uma tecnologia sistemática e de procedimentos eficientes para os apoios emergenciais, onde conseguimos atuar com rapidez em casos que exigem brevidade. O Programa de Fundos Emergenciais do Fundo Casa foi criado para amparar comunidades em situações de fragilidade frente a demandas urgentes causadas por crimes ambientais, desastres naturais e outras situações onde não há tempo a perder. Recentemente, o Fundo Emergencial realizou apoios estratégicos a comunidades pesqueiras atingidas pelo vazamento de óleo no Nordeste brasileiro. Este Programa também está realizando apoios ao combate e prevenção do Coronavírus em comunidades de todo o Brasil.

Casa Sul-Americano

O Programa Sul-Americano foi criado em 2007 para atender às necessidades das comunidades impactadas por grandes empreendimentos de energia na América do Sul, e, desde então, tem apoiado centenas de projetos nesta linha.
Os apoios vêm conectando e fortalecendo grupos afetados por mega projetos que causam desequilíbrio e perdas socioambientais e culturais, e que atravessam fronteiras. Com isso, buscamos vincular processos e ações locais com movimentos nacionais e transnacionais; criar novos espaços para que os movimentos sociais e ambientais possam incidir sobre políticas públicas que regulam os mega-projetos planejados para suas regiões, e transformar o pensamento acerca das políticas e projetos de desenvolvimento.

No ano de 2020, o Programa Sul-Americano começa uma nova etapa com a transferência da responsabilidade desses apoios para os fundos locais que estão se fortalecendo em seis países da região, trabalhando em uma Aliança de Fundos do Sul criada para responder imediata e eficientemente às necessidades e prioridades de grupos de base e redes locais, que estão concebendo sociedades economicamente e ambientalmente sustentáveis, bem como soluções justas para proteger as comunidades, ecossistemas e territórios da América do Sul.

O Fundo Casa é membro da Aliança GAGGA, e esta parceria também faz parte do Programa Sul-Americano. A Global Alliance for Green and Gender Action – GAGGA é uma aliança entre diversos atores e atoras que apoiam os movimentos pelos direitos das mulheres e pela justiça ambiental, desde o âmbito local até o internacional. O Programa GAGGA amplia a voz e dá vez para as mulheres que buscam soluções para as injustiças socioambientais que sofrem. Desde 2016, o Programa GAGGA colabora institucional e financeiramente com fundos e organizações nacionais, regionais e globais de direitos das mulheres e de justiça ambiental em mais de 30 países na América Latina, África, Ásia e Europa, e prioriza o apoio financeiro e o fortalecimento das capacidade dos grupos locais, coletivos e organizações que tratam de direitos das mulheres e justiça socioambiental. O Fundo Casa é o fundo socioambiental da Aliança GAGGA que atua na América do Sul e acompanha projetos apoiados na Bolívia e Paraguai.

Saiba mais em: https://gaggaalliance.org

FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES

O Fundo Casa trabalha para ampliar a autonomia e a independência dos grupos de base e, para isso, fortalecer as capacidades é estratégico.

A relação com os grupos apoiados é feita através de processos pedagógicos, desde a seleção e contratação até o monitoramento dos projetos. O Fortalecimento das Capacidades ocorre por meio de Oficinas, mas também por meio de Intercâmbios entre os grupos, de trocas de experiências e de processos que facilitem a aprendizagem entre pares. O foco dos temas está nas áreas de elaboração de projetos, gestão e comunicação, entre outros temas sugeridos pelos grupos.

QUER AJUDAR?

Doe e junte-se a nós

DOE AGORA

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade