Reunião Global de Fundos Socioambientais – Alianza Fondos del Sur
Na última semana foi a realizada a primeira Reunião Global de Fundos Socioambientais, que estamos chamando de Alianza Fondos del Sur. O encontro online reuniu fundos locais de diversos países da Américas do Sul, América Central, México e também contou com a participação de Cristi Nozawa, representando o Fundo Samdhana que apoia projetos há 15 anos no sudeste asiático. O objetivo desta reunião foi fortalecer uma aliança entre os fundos socioambientais de todo o planeta. Estas organizações atuam diretamente com as comunidades de base de seus países e possuem a capacidade de levar os recursos às organizações que estão na linha de frente da defesa dos direitos e soluções socioambientais.
A iniciativa desta aliança é de Maria Amália Souza, fundadora do Fundo Casa Socioambiental e incentivadora da criação de outros fundos espelhados na nossa experiência pelo mundo afora. Atualmente, estão em andamento os seguintes novos fundos: Fundación Socioambiental Semilla (Bolívia), Fondo Ñeque (Ecuador), Emerger Fondo Socioambiental • (Colômbia), Fondo Socioambiental Argentina (Argentina), Fondo para el Paraguay Sustentable (Paraguay), Fondo Socioambiental del Peru (Peru) e Fundo Tindzila (Moçambique). Todos estes novos fundos estão sendo criados utilizando como referência as tecnologias sociais desenvolvidas pelo Fundo Casa Socioambiental, incluindo a forma horizontal de administração, gestão, estrutura dos conselhos, parceiros e redes.
A reunião da última semana foi uma primeira conversa entre todos os fundos e um momento de intercâmbio entre organizações recém criadas e as mais experientes, como por exemplo o Fondo de Acción Solidaria – FASOL (México). A criação de novos fundos locais se mostra cada vez mais importante para a defesa dos direitos socioambientais, pois este tipo de organização garante maior agilidade no momento de canalizar recursos em situações de emergência e também é uma resposta mais eficiente para enfrentar a burocracia relacionada ao envio de doações para alguns países.
Assim como o Fundo Casa, os novos fundos socioambientais que estão sendo criados são parte legítima dos movimentos sociais e ambientais de seus países. Um papel importante destes fundos é o apoio ao desenvolvimento de capacidades das pequenas organizações locais, para que estas ganhem experiência e no futuro possam captar recursos de fontes maiores, permitindo uma atuação de forma contínua e consistente.
Confira na íntegra como foi a primeira Reunião Global de Fundos Socioambientais: