QUEM SOMOS

O Fundo Casa Socioambiental é uma organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.

Para isso, desenvolvemos uma poderosa rede de apoio a pequenas iniciativas da sociedade civil. Uma rede que mobiliza recursos, fornece suporte e fortalece as suas capacidades, garantindo uma autonomia cada vez maior para esses grupos, que estão espalhados por toda a América do Sul. Acreditamos que a transformação parte da escuta, e por isso ouvimos os verdadeiros protagonistas de cada causa que abraçamos: aqueles que têm suas vidas diretamente afetadas por qualquer alteração no território que ocupam.

 

Não acreditamos em fórmulas prontas e soluções únicas

 

 

Seja no meio rural ou urbano, através do apoio a mobilizações e outros movimentos, o Fundo Casa fortalece organizações e ajuda a criar condições para que projetos socioambientais relevantes sejam levados adiante, respeitando a diversidade de biomas e populações da América do Sul.

 

Somos parceiros de instituições filantrópicas que desejam apoiar as comunidades de base, mas encontram desafios para atingir esses grupos. Temos experiência em fazer com que o recurso da filantropia chegue até os grupos comunitários e, para isso, desenvolvemos uma metodologia de apoio e monitoramento que considera a dinâmica dos territórios.

Somos pioneiros no debate da filantropia socioambiental no Brasil desde 2005. Nossa missão é gerar impacto positivo nos mais diversos territórios, ao investir nas vidas ao seu redor, criando conexões entre pessoas e organizações. Existimos para transformar.

MANIFESTO

Somos otimistas. Nos encantamos por pessoas e suas relações, pelo meio ambiente e sua extensão. Sabemos que o ponto onde essas duas dimensões se encontram é extremamente complexo e gera uma série de desafios, muitas vezes assustadores, mas não nos deixamos paralisar. Acreditamos que situações difíceis precisam ser encaradas com muito cuidado e seriedade, mas não podemos abrir mão da leveza e da esperança. Situações difíceis pedem colo, acolhimento e nós somos abraço para quem quer que necessite.

Somos um sorriso de esperança com os pés no chão e as duas mãos na massa. Enquanto houver algo a se fazer, jamais estaremos parados. Somos respeito e empatia, somos ponte e união. Somos Casa.

O que nos guia

Escuta: Nossos ouvidos estão sempre atentos e as nossas portas abertas para receber. Para nós, esse é sempre o primeiro passo de qualquer transformação. Ouvir a demanda dos grupos que precisam de apoio, entender o que pode ser feito e, então, ajudar. Ouvir os feedbacks, entender o que funcionou e o que não funcionou, ajustar e melhorar sempre. Buscamos colher esse tipo de retorno sempre que possível também dentro do nosso time, onde não existe uma hierarquia de poder, mas diferentes opiniões e um grande objetivo compartilhado em comum.

Respeito: Não há escuta sem respeito. Partimos do pressuposto de que cada pessoa tem um ponto de vista valioso e um entendimento profundo da sua própria realidade. Respeitamos essas diferenças entre culturas, regiões e biomas para potencializar o impacto do nosso apoio. Valorizamos e incentivamos o protagonismo de cada indivíduo no processo de transformação socioambiental, pois acreditamos que a verdadeira transformação vem da base.

Confiança: Confiamos na capacidade realizadora de cada indivíduo e de cada pequeno grupo que apoiamos. Entendemos nossa Casa como um espaço de trânsito, não de centralização. Somos um porto seguro, acolhemos dores e incertezas, garantimos os meios, potencializamos ações e facilitamos caminhos, mas não somos nós os realizadores.

União: A frase “A união faz a força” pode soar clichê, mas para nós é uma máxima. Somos agregadores e mobilizadores. Quanto mais pessoas compartilhando os mesmos sonhos de transformação que nós, maior será a nossa potência.

Conexão e colaboração: Existimos para conectar pontas e promover a colaboração. Isso não significa que precisamos estar sempre presentes ou diretamente envolvidos em todas as ações. Promover a atuação conjunta entre dois ou mais agentes de transformação, para nós, é um superpoder! É assim que conseguimos multiplicar nossas ações e de fato promover um impacto significativo no mundo.

QUER AJUDAR?

Doe e junte-se a nós

DOE AGORA

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade