Nossa História

A nossa história começa muito antes do nosso nome. Ela tem início no final da década de 80, quando a Fundação Damien, baseada nos Estados Unidos, tem à frente da sua direção um brasileiro, que decide iniciar um relacionamento com pequenos grupos ligados às causas socioambientais no Brasil. Esse contato foi a semente responsável por consolidar o primeiro fundo socioambiental brasileiro, em 1994, composto pelas mesmas lideranças locais apoiadas pela Damien: surge a Fundação Francisco, embrião do que é hoje o Fundo Casa.

Na mesma época, outra instituição extremamente relevante surge no cenário da filantropia socioambiental internacional: o Global Greengrants Fund, que também contou com o apoio da Fundação Damien na sua formalização. As raízes em comum entre os dois grupos estimulam a colaboração entre eles, e o duplo olhar fortalece cada vez mais uma atuação capaz de conectar pequenas lideranças a grandes organizações internacionais.

Em 1999, as atividades da Fundação Francisco são interrompidas e as suas lideranças passam a atuar diretamente como conselho do GGF no Brasil enquanto organizam um novo fundo sul-americano para ampliar ainda mais o seu impacto.

Outros aliados que chegaram logo no início foram a Both ENDS, na Holanda, e a Fundação C.S.Mott. Entenderam nossa proposta e nos ajudaram a crescer. Essa visão conciliadora é algo que nós, o Fundo Casa Socioambiental, carregamos até hoje no nosso DNA. Isso nos possibilitou ampliar cada vez mais os nossos relacionamentos e estabelecer laços com outras importantes organizações internacionais e nacionais. Nosso legado continua crescendo graças a esse olhar inclusivo.

Em 2005, o Fundo Casa Socioambiental deu os seus primeiros passos como o primeiro fundo socioambiental para a América do Sul. Com orgulho da nossa trajetória, nunca abrimos mão do relacionamento próximo com ativistas e organizações do terceiro setor locais, que compartilham conosco décadas de visão em comum. Juntos, desenvolvemos estratégias para recuperar e preservar os grandes biomas regionais e toda a diversidade humana de cada uma dessas regiões, reforçando sempre o protagonismo de grupos locais na busca pela preservação do planeta. Essa grande Casa na qual vivemos.

Foi para isso que nascemos: para gerar conexões em meio a uma poderosa rede de transformação. Unindo pontas entre lideranças locais e grandes fundações globais. Isso reflete a nossa atuação até hoje e ainda é esse o propósito que nos move.

Acreditamos na comunicação, na troca e na escuta para a construção de projetos transformadores. Vemos o pequeno apoio gerar transformação, na prática, desde 1994. Com tanta bagagem e tendo construído conexões tão relevantes, é assim que seguimos nosso curso, como um rio. Sem nos limitar a fronteiras. Plantando sementes para construir uma floresta.

QUER AJUDAR?

Doe e junte-se a nós

DOE AGORA

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade