Fundo Casa lança Convocatória de Projetos para apoiar comunidades no enfrentamento aos incêndios florestais
O Fundo Casa Socioambiental lança sua segunda Convocatória de Projetos de 2021, por meio do Programa Casa Fortalecendo Comunidades (Casa Comunidades). O objetivo desta convocatória é apoiar comunidades de base e brigadas de combate a incêndios florestais nos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal para que estes grupos possam realizar treinamentos e adquirir equipamentos que ajudem no combate às queimadas.
O número de incêndios na Amazônia brasileira atingiu a maior alta em 13 anos no mês de junho de 2020, início da estação seca. Em julho do mesmo ano foram detectados 6.803 focos de incêndios na Amazônia, 28% a mais que no mesmo período de 2019. No Cerrado, Mato Grosso é o estado com mais registros de incêndios, sendo 292.672 mil focos somente em agosto de 2020. Os incêndios se configuram como mais um agravante no processo de destruição do Cerrado em curso que, atreladas ao desmatamento e ao avanço das monoculturas, impactam a biodiversidade, as comunidades e os Povos Tradicionais.
Clique aqui para acessar a II Convocatória de Projetos 2021
e saiba como inscrever o seu projeto
No Pantanal a situação de 2020 foi gravíssima. O bioma possui uma área total de 23.000.000 de hectares entre Brasil, Bolívia e Paraguai, desta área 15.000.000 hectares encontram-se em solo brasileiro e quase 30% disso foi queimado no último ano. Pesquisadores concluíram que, as consequências negativas foram graves para a diversidade biológica e serão sentidas ao longo dos próximos anos.
As comunidades precisam estar preparadas para enfrentar o período mais crítico que, a cada ano, se inicia mais cedo. Quanto antes for feita a resposta aos incêndios, maiores são as chances de evitar um evento de grande magnitude. As atividades preventivas muitas vezes resultam em maior eficiência do que as atividades de combate, quando os incêndios já ganharam proporções que impossibilitam a extinção rápida do fogo. Para isso essas atividades de prevenção precisam ocorrer antes do período crítico da seca.
A pandemia da COVID-19 intensificou os desafios para as comunidades locais em torno da defesa de seus territórios. O aumento do desmatamento, invasões, grilagem e garimpos não tem cessado. Desta forma, o Fundo Casa lança a presente chamada de projetos voltada a apoiar grupos comunitários e brigadas contra incêndio para enfrentarem as queimadas na Amazônia, Cerrado e Pantanal, e para que os mesmos tenham condições de planejar as suas ações e assim terem mais chances de enfrentar esse enorme desafio.
- Período de inscrição: De 20/04/2021 a 20/05/2021
- Territórios de abrangência – Será dada prioridade às comunidades e territórios que foram impactados por incêndios em 2020, nos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal.
- Público-alvo – Brigadistas — Associações comunitárias — Comunidades tradicionais.
- Valor – O valor total da Chamada é de R$ 1.500.000,00 e serão apoiados até 50 projetos de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) cada.