04.11.2024

Fundo Casa na COP29

Entre os dias 11 e 22 de novembro, autoridades de Estado, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o mundo se reúnem, em Baku, no Azerbaijão, para a 29ª Conferência da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP29). O Fundo Casa Socioambiental participará com uma delegação de 15 pessoas, dialogando em painéis sobre a arquitetura da filantropia no Sul Global e o papel dos fundos territoriais e locais para a proteção da biodiversidade e a promoção da justiça climática global. 

A Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é um espaço fundamental de articulação e de estabelecimento de decisões internacionais para o cumprimento dos compromissos pactuados no Acordo de Paris, no Protocolo de Quioto, na própria Convenção e nas COPs anteriores. 

Trata-se de um evento importante para impulsionar ações mais efetivas de enfrentamento das causas e de medidas de adaptação às mudanças do clima, seja mediante a mobilização de recursos para investir em práticas e tecnologias, particularmente nos países em desenvolvimento, seja para ampliar mecanismos de cooperação e promoção urgente da sustentabilidade, especialmente, nos territórios mais vulneráveis aos impactos ambientais, sociais e econômicos da crise climática.

A delegação do Fundo Casa contempla membros da instituição e lideranças de grupos apoiados que representam comunidades tradicionais, tais como povos indígenas, quilombolas e extrativistas, assim como representantes de movimentos de juventude, de proteção socioambiental e de Fundos Territoriais Amazônicos.

É nesse contexto que o Fundo Casa e parceiros levam para a COP29 debates sobre a importância do fortalecimento da filantropia no Sul Global, destacando as experiências de fundos locais e territoriais na promoção da justiça socioambiental. Vale ressaltar que é no Sul Global, onde os impactos das mudanças climáticas são mais difíceis de serem superados, que há enormes desafios de promoção de condições dignas e sustentáveis de vida e também comunidades que detém saberes, práticas e soluções baseadas na natureza  exemplares para todo o mundo. 

“A maior expectativa do Fundo Casa em relação à COP29 é fortalecer o financiamento direto para a construção de resiliência socioambiental e econômica local frente à crise climática. Com a participação de lideranças dos grupos apoiados, o Fundo Casa também espera potencializar a importância dessas comunidades nas discussões de tratados internacionais e na construção de soluções baseadas na natureza, no fortalecimento de capacidades de adaptação aos impactos da crise climática. Outro objetivo é atrair novos parceiros e fortalecer as redes de financiamento climático inclusivo, garantindo que os recursos cheguem de maneira mais ágil e eficaz a quem enfrenta diariamente os impactos das mudanças climáticas nos territórios brasileiros”, explica Cristina Orpheo, Diretora Executiva do Fundo Casa.

Além dos painéis organizados pelo Fundo Casa na Blue Zone e no Pavilhão do Brasil, Cristina Orpheo, Diretora Executiva do Fundo Casa, e Maria Amália Souza, Fundadora/Alianças e Parcerias Estratégicas do Casa, participarão como painelistas em eventos organizados por parceiros. Confira abaixo a programação do Fundo Casa na COP 29!

Painéis realizados pelo Fundo Casa Socioambiental

15 de novembro | Pavilhão Brasil – Blue Zone
Horário local (Baku): 10h às 11h
Painel: Oportunidades e desafios em Arranjos Institucionais para o financiamento direto de comunidades locais e tradicionais em Negócios da Sociobiodiversidade e Soluções Baseadas da Natureza
Realização: Fundo Casa, Fundo Brasil de Direitos Humanos, ELAS+ Doar para Transformar e Rede Comuá.

16 de novembro | Salas 3/7 ou 9 – Blue Zone
Horário local (Baku): 11h30 às 13h
Painel: Financiando soluções a partir da base: Fundos Locais, Territoriais e Ativistas e o Poder da Arquitetura Filantrópica do Sul Global
Realização: Fundo Casa, Alianza Fondos del Sur e Rede Comuá

Este evento contará com interpretação simultânea para português e espanhol.

Participação do Fundo Casa em painéis organizados por parceiros

15 de novembro | Pavilhão do Reino Unido
Horário local (Baku): 12h50 às 13h50

Painel: Gender just climate financing and Locally Led Adaptation: Gender just climate finance: supporting feminist climate action at the grassroot level 

Realização: Global Alliance for Green and Gender Action – GAGGA

Painelista: Maria Amália Souza – Fundadora do Fundo Casa.

 

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade