
Chamada de Projetos: Amazônia Viva – fortalecendo a autonomia e a resiliência dos povos da floresta
O Fundo Casa Socioambiental lança a chamada de projetos “Amazônia Viva – Fortalecendo a Autonomia e a Resiliência dos Povos da Floresta”. Em 2024, a iniciativa destinou R$2,6 milhões a diversos grupos e, neste ano, serão mais R$2,8 milhões em apoios diretos para comunidades locais que promovem o desenvolvimento sustentável e a proteção da Amazônia, fortalecendo 48 projetos de até 60 mil reais cada.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), a Amazônia abriga mais da metade das florestas tropicais remanescentes e cerca de 20% da água doce do planeta, concentrando mais de 60% da disponibilidade hídrica do Brasil. Apesar de sua importância ecológica, o bioma enfrenta pressões crescentes de grandes projetos de infraestrutura, mineração e agropecuária. As populações tradicionais (indígenas, quilombolas e extrativistas), diretamente impactadas, lideram ações de proteção territorial e fortalecimento da economia da sociobiodiversidade.
As inscrições de projetos estão abertas entre os dias 8 de maio e 17 de junho de 2025 e devem ser feitas, exclusivamente, por meio da plataforma CasaDigital. A chamada prioriza projetos voltados ao fortalecimento institucional, proteção e governança dos territórios e promoção da economia da sociobiodiversidade. Serão priorizados projetos em áreas com crescente pressão e desmatamento, como a Reserva Extrativista Chico Mendes e entorno, a região sul do Amazonas, Rodovias BR-319 e BR-174, Terra Indígena Yanomami, Rio Tapajós e BR-163. Também são foco a região do Rio Negro e o Vale do Javari e entorno.
Os resultados serão divulgados até 6 de agosto de 2025 e o período de execução dos projetos selecionados terá início em agosto de 2025, com duração de até 12 meses.
Clique aqui e leia a chamada completa.
Oficina Tira-Dúvidas
No dia 22 de maio de 2025, às 10h (horário de Brasília), o Fundo Casa realizará uma oficina online para tirar dúvidas sobre a chamada e o processo de inscrição.
Clique aqui e inscreva-se para participar da oficina.