20.03.2017

Dia Mundial da Água – Las Mujeres Somos Agua!

Dia 08 de Março foi o Dia Internacional da Mulher, um dia para refletir sobre a desigualdade de gênero e celebrar a luta por diretos, uma luta que está longe de chegar ao seu fim. Mas março também é o mês que celebramos o Dia Mundial da Água, no dia 22. O Fundo Socioambiental CASA acredita que estas duas agendas podem e devem ser trabalhadas juntas e apoia grupos de mulheres que lutam pelos seus direitos, pelo direito ao acesso água e em defesa do meio ambiente.

Leia também: Dia Mundial da Água – Vereda das Águas Tremembé

Nos países em desenvolvimento e nas economias emergentes, muitas mulheres não possuem acesso pleno ou adequado a água, a alimentação e um meio ambiente limpo e seguro, o que é um direito de todxs. Uma das principais causas de violação dos direitos das mulheres está nas relações desiguais de poder baseadas em gênero. As mulheres sofrem de forma desproporcional quando se trata da perda da terra por conta da pressão exercida pelos grandes projetos de infraestrutura.

PlacaGeneral

Dentre as estratégias de atuação do Fundo CASA, está a participação na Aliança Global para Ações Verdes e de Gênero, mas conhecida por sua sigla em inglês GAGGA – Global Alliance for Green and Gender Action. Esta aliança é encabeçada pelo Fondo Centroamericano de Mujeres (FCAM), Both ENDS e Mama Cash. O objetivo é unificar e fortalecer a agenda dos movimentos de mulheres e justiça ambiental, destinando recursos para grupos que desenvolvem projetos neste sentido.

A ideia central da Aliança Global para Ações Verdes e de Gênero é ampliar a atuação dos movimentos e grupos de mulheres e de justiça ambiental na busca de um mundo onde as mulheres possam desfrutar e exercer o seu direito à água, à comida e um ambiente limpo, saudável e seguro.

Vanessa Ourique Purper, Assistente de Projetos do Fundo CASA, vem trabalhando diretamente nesta aliança e nos explica: ”GAGGA é uma aliança global que vai trabalhar por cinco anos em mais de 30 países, em três regiões do mundo: África, América Latina e Eurásia. A ideia central da Aliança Global para Ações Verdes e de Gênero é ampliar a atuação dos movimentos e grupos de mulheres e de justiça ambiental na busca de um mundo onde as mulheres possam desfrutar e exercer o seu direito à água, à comida e um ambiente limpo, saudável e seguro. No nível internacional, vemos o avanço e a força destes movimentos, porém, no nível nacional e local, em territórios mais isolados, vemos espaço para compartilhar informações e estratégias de atuação que facilitarão as ações desta busca por saúde e segurança. O Fundo CASA se orgulha de fazer parte deste grande grupo de atores – ONGs, grupos de base, redes, fundos de mulheres e de justiça ambiental, além de parceiros estratégicos que apoiam no fortalecimentos dos laços entre os envolvidos na execução deste trabalho tão importante.”

PlacaLogos

O Fundo Socioambiental CASA investe em mulheres que lutam para defender seus direitos, e o de suas comunidades, de proteger seus territórios, manter suas culturas, e melhorar as condições de vida num ambiente saudável, estejam elas nas florestas, no campo ou nas cidades. Acompanhe nossas notícias através de nossa newsletter e saiba como contribuir clicando aqui.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade