Filantropia Comunitária em pauta
Você já ouviu falar em Filantropia Comunitária? Este conceito de Filantropia ganha cada vez mais espaço no debate e é baseado na teoria de que todas as comunidades possuem, de alguma forma, seus próprios recursos que podem ser reinvestidos nas próprias comunidades, mas nem sempre isto é reconhecido pelas grandes organizações que promovem a filantropia no mundo.
No Brasil, podemos identificar os conceitos que constituem a Filantropia Comunitária nos bancos comunitários, microcrédito, na economia solidária e em outras iniciativas semelhantes. A Rede de Filantropia para a Justiça Social está trabalhando para reconhecer estas iniciativas que já existem e conectá-las à redes maiores, trazendo as grandes organizações para mais perto da realidade das comunidades de base.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=SyvJ1qHGVd0[/embedyt]
A oficina do CASA Comunidades, coordenada por Graciela Hopstein em Brasília em de outubro de 2017, já trazia o tema da Filantropia Comunitária e contou com a participação de 9 representantes de organizações de diferentes estados do Brasil. Foram apresentadas experiências de outros grupos, conceitos de Filantropia Comunitária, cenário internacional, estratégias de mobilização e comunicação, articulação em rede e a elaboração de planos de trabalho.
A parceria entre a Rede de Filantropia para a Justiça Social, GIFE e Global Fund for Community Foundations tem como objetivo fortalecer e ampliar o campo da Filantropia Comunitária no Brasil. Para isso, irá promover no dia 11 de junho, na cidade de São Paulo, o Seminário Expandindo e Fortalecendo a Filantropia Comunitária no Brasil.
Clique aqui para programação e inscrições
O Seminário procurará refletir em torno das seguintes questões: Como a Filantropia Comunitária pode contribuir com o desenvolvimento sustentável no Brasil e promover mudanças duradouras? Qual o papel do financiamento – filantrópico e do investimento social privado – no apoio aos esforços para a construção do bem comum e na promoção de comunidades diversas, inclusivas e vibrantes? Será que existem aspectos de nossas práticas que podemos mudar ou aprender para facilitar esses esforços?
O Fundo Socioambiental CASA irá participar deste debate trazendo sua experiência no fortalecimento às comunidades de base no Brasil e América do Sul. A Diretora Executiva Cristina Orphêo participará da mesa Grantmaking e Investimento Social Privado: experiências de apoio à sociedade civil como estratégia de desenvolvimento que acontecerá das 10:30 às 12h. Teresinha Filha também participa deste debate representando a Ação Comunitária Caranguejo Uçá, organização parceira do Fundo CASA que atua na capital pernambucana.