Fundo Casa abre chamada para apoiar organizações no combate a incêndios florestais
O Fundo Casa Socioambiental, em sua 6ª chamada de projetos do ano de 2022, contemplará Grupos de Base no Enfrentamento de Emergências Climáticas Provocadas a partir dos Incêndios Florestais com foco nos biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. As inscrições ficam abertas de 20/07 à 22/08.
Apenas nos seis primeiros meses de 2022, o número de queimadas aumentou 13% no Cerrado e 17% na Amazônia, em comparação ao mesmo período no ano passado, de acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Somente no Cerrado houve mais de 10 mil focos entre janeiro e junho, pior marca para o período desde 2010. O Pantanal também sofre imensas ameaças por conta dos incêndios, apenas em 2020 foram 39 mil quilômetros quadrados de área queimada, segundo dados da Embrapa e ICMBio.
Frente a esses dados, a urgência em apoiar comunidades dessas localidades se torna fundamental. Promovendo brigadas comunitárias, equipando e instruindo corretamente essas pessoas para a prevenção dos incêndios que podem surgir tanto de forma espontânea, devido ao ar seco e fatores naturais da região, quanto de origem criminosa. É importante que haja conscientização da população para que as ações de combate e denúncias possam ser feitas de forma rápida e segura.
Para isso, o Fundo Casa irá selecionar 34 projetos destinando até R$30.000,00 (trinta mil reais) para cada na promoção de ações preventivas e de conscientização sobre os incêndios florestais, contendo 4 linhas temáticas em que o projeto possa se encaixar.
Todas as informações sobre essa chamada podem ser lidas em: Chamada de apoio a Grupos de Base no Enfrentamento de Emergências Climáticas Provocadas a partir dos Incêndios Florestais. Para os interessados, no dia 09 de agosto, nossa equipe fará uma oficina para sanar todas dúvidas sobre as inscrições dos projetos, para participar preencha o formulário clicando aqui.