
Fundo Casa anuncia os projetos selecionados da chamada “Educação para o Bem Viver – Apoio às comunidades indígenas pela equidade na educação”
O Fundo Casa Socioambiental anuncia o resultado da chamada “Educação para o Bem Viver – Apoio às comunidades indígenas pela equidade na educação”. A iniciativa, que chega à sua segunda edição, recebeu 171 propostas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, demonstrando a força das mobilizações e o compromisso com uma educação justa, enraizada nas culturas, territórios e línguas originárias.
Realizada em parceria com a Imaginable Futures, a chamada contou com o apoio da Alliance for the Amazon and Beyond e da doação de Mackenzie Scott, totalizando R$1,2 milhão em recursos destinados ao apoio de 25 iniciativas.
A análise das propostas revelou metodologias criativas adotadas pelas organizações e alto nível de participação comunitária. Dos projetos aprovados, dez já haviam sido apoiados na edição anterior, o que demonstra a consolidação e o aprofundamento de ações em curso desde 2023. As iniciativas selecionadas abrangem 14 estados brasileiros, com destaque para as regiões Norte (11 projetos) e Nordeste (8 projetos), além de projetos em estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Serão contemplados 18 povos indígenas, além de três propostas interétnicas, reunindo múltiplos povos em articulações regionais. A diversidade das organizações também se destaca: entre as propostas selecionadas, a participação das mulheres indígenas é expressiva: 56% dos projetos têm mulheres como responsáveis e 52% das organizações têm coordenação feminina.
A maioria das ações ocorrerá em Terras Indígenas (84%), mas também há iniciativas desenvolvidas em contextos urbanos, especialmente em periferias. Os projetos estão situados em diferentes biomas brasileiros, como Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Segundo as estimativas apresentadas pelas organizações, mais de 19 mil pessoas deverão ser beneficiadas diretamente pelas atividades propostas.
Os projetos estão distribuídos entre as diferentes linhas de apoio previstas na chamada, com destaque para ações de valorização de saberes e línguas indígenas, educação intercultural, gestão escolar com autonomia, comunicação comunitária, combate ao racismo e incidência política. Muitas propostas combinaram mais de uma dessas frentes, revelando abordagens integradas e potentes.
A chamada foi construída com base na escuta ativa das comunidades indígenas e em diálogo contínuo com seus desafios e estratégias. Apesar dos obstáculos históricos enfrentados, como a precariedade de infraestrutura escolar e a ausência de políticas públicas adequadas aos territórios, as propostas apresentadas revelam soluções construídas coletivamente, com criatividade e profundo comprometimento com as futuras gerações.
As organizações que tiveram seus projetos selecionados receberão via e-mail as instruções sobre as próximas etapas para contratação.
Abaixo, confira a lista dos 25 projetos selecionados:
Organização | Projeto |
APP Escola Polo Municipal 1. Grau “Guarani Kaiowa” | Purahéi ha ñevanga Guarani Kaiowá mbo’eroype – Cantigas e Brincadeiras Guarani Kaiowá na escola |
Associaçãao indígena Guarani Nhandewa da Terra Indígena Pinhalzinho (ASIGN) | Yvy Marae’y (Terra sem males) |
Associação Comunidade Indígena Mãkrare | Pahcakocxa Kot Kahhoc: Escrita da língua falada |
Associação de Desenvolvimento Comunitário do povo Marubo do Alto Rio Curuçá (ASDEC) | Valorizando Conhecimentos e Saberes Ancestrais na Escola. |
Associação de desenvolvimento comunitário e cultural indígena Fulni-ô e Xixiaklá | Perpetuação da Língua Yaathê e Fortalecimento da Cultura Fulni-ô |
Associação do Povo Shawãdawa do Igarapé Humaitá (APSIH) | A Linguagem Viva do Povo Shawãdawa |
Associação Indígena do Grupo Wpyra Swpirá (AIGWS) | Diálogos Intergeracionais Xucuru Kariri e Alfabetização por meio das ervas medicinais |
Associação Indígena Kariri de Crateús | A Oca dos Saberes – Ano II, ancestralidade, educação e cultura na Aldeia Maratoan no Ceará |
Associação indígena Kiriri da Aldeia Pau Ferro | Educação Comunitária |
Associação Indígena Matipu (AIMA) | Kügühütu Itsuni – Saberes da Terra e da Floresta Matipu |
Associação indígena Maxajã – Povo Puruborá | Teia de Saberes: Fortalecendo a Educação Indígena do Povo Puruborá |
Associação Indígena Paiter Garah Kanen | Autonomia e Protagonismo na Educaçao Paiter Surui |
Associação Põocatiji da aldeia Jerusalém | Ação Pedagógica: Livro didático Põocatiji II |
Coletivo Mura | Entre a educação escolar e a Milenar indígena – A construção da memória coletiva do Povo Mura |
Conselho da Escola Estadual Indígena Duque de Caxias | Centro de incubação de atividades de sustentabilidade alimentar da Escola Estadua Indígena Duque de Caxias (EIDC) |
Coodernação da organizações e articulações dos povos indígenas do Maranhão (COAPIMA) | Plano Político Pedagógico do povo Akroá-Gamella do território Taquarituia |
Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (FOREEIA) | Memória Ancestral: Reencontrar Saberes, Refazer Caminhos |
Forum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI) | Saberes e Resistência: Vozes Indígenas por Justiça Climática e Antirracismo |
Instituto Família do Alto Xingu | Ingu helü – Cartilha de alfabetização bilíngue para os povos karib do Xingu |
Instituto Indígena Cocar | Pitangî Ka’a: Floresta da Criança |
Instituto Ixiru Ete – pai de todos – Tekoha Laranjeira Nhanderu | Jaguata ore mbo’e – Os caminhos da nossa educação Kaiowa em Laranjeira Nhanderú – Rio Brilhante/MS. |
Jofo Nimairama Casa de Conhecimento Ancestral | Jofo Nimairama – A educação Indígena como princípio de bem viver e valorização dos conhecimento ancestrais das crianças e avós na periferia de Manaus |
Organização Baniwa e Koripako Nadzoeri (NADZOERI) | VI Encontro de Educação e I Encontro da Diversidade Sociolinguística Baniwa-Koripako: avaliação comunitária intercultural das nossas línguas e escolas |
Organização de professores indígenas do território Mendonça | Da oralidade à escrita: a valorização dos saberes locais e a revitalização da língua materna |
Organização dos professores indígenas do Acre (OPIAC) | Troca de saberes entre povos |