Fundo Casa participa da COP27 com delegação estratégica e foco no financiamento para a resiliência climática
Delegação do Fundo Casa dá protagonismo a lideranças quilombolas, defensoras e jovens que participam da mais importante conferência sobre mudança do clima
O Fundo Casa Socioambiental já está em Sharm El-Sheikh, no Egito, e irá participar das importantes discussões da 27ª Conferência das Partes (COP), evento realizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A delegação do Fundo Casa contará com 13 pessoas e é composta por integrantes da equipe, lideranças quilombolas, defensores, defensoras e jovens negros, que participam com o objetivo de trazer suas demandas e perspectivas para as mesas da conferência. A composição da delegação vai de encontro com a missão do Fundo Casa de proporcionar protagonismo e dar voz a grupos estratégicos.
Integram a delegação do Fundo Casa: Selma dos Santos Dealdina (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ), Vercilene Francisco Dias (CONAQ), Maryellen Crisóstomo de Almeida (CONAQ), Joci Aguiar (Rede GTA/Observatório do Clima), Joilson Costa (Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil), Cristina Orpheo (Fundo Casa), Maria Amália Souza (Fundo Casa), Claudia Gibeli (Fundo Casa), Maíra Lacerda (Fundo Casa), Vanessa Ourique Purper (Fundo Casa), Regilon Matos (Fundo Casa), Rubens Harry Born (Fundo Casa/Esquel/IDEC) e Eduardo Franco (Fundación Semilla – Bolívia).
Durante os últimos meses, o Fundo Casa realizou diversos encontros de formação e capacitação para sua equipe e parceiros, para que todos pudessem ter uma maior compreensão sobre a importância e a complexidade das discussões que são realizadas durante a COP. Além disso, foram preparadas estratégias de participação e selecionadas as discussões a serem seguidas durante o evento.
Uma das muitas questões urgentes a serem abordadas é a importância de financiar povos tradicionais e organizações de base comunitária em face da emergência climática. Sabemos que os povos da floresta já realizam inúmeras iniciativas que contribuem para a redução dos impactos das mudanças climáticas, mas é necessário que este trabalho tenha mais reconhecimento. Queremos influenciar os financiadores e o campo da filantropia para dar mais atenção ao protagonismo das comunidades locais e tradicionais na restauração e preservação da vida no Planeta.
Nossa delegação também defenderá a relevância dos sistemas locais globais de financiamento socioambiental do sul global, especialmente através da recém-lançada Alianza Socioambiental Fondos del Sur.
Lançamento da publicação Guardiões das Florestas – Financiamento para a Resiliência Climática
Em conjunto à participação na COP27, o Fundo Casa lança a publicação Guardiões das Florestas – Financiamento para a Resiliência Climática, que já pode ser acessada em sua versão em inglês e em breve será também disponibilizada em português.
A publicação traz reflexões e lições aprendidas pelo Fundo Casa Socioambiental no apoio direto a organizações locais e tradicionais e como estes apoios estão conectados às importantes estratégias de preservação das florestas em pé e manutenção do clima.
Agenda do Fundo Casa na COP27
Confira a seguir alguns dos principais eventos paralelos que nossa delegação participará:
8/11 – 10h-12h30: Ação Climática de Mulheres. Realização: Observatório do Clima, EmpoderaClima, ANDES, TNC. Local: Brazil Climate Action Hub COP27 (Blue Zone).
9/11 – 8:30h-10h: Roundtable – The Role of Philanthropy in Driving Climate Action and Getting to Net-Zero Realização: Abu Dhabi Sustainability Week and Atlantic Council
9/11 – 13h-14h30: #PhilanthropyForClimate: Um movimento da Filantropia Global em resposta à crise climática. Realização: Fundo Casa Socioambiental, GIFE, WINGS. Local: Brazil Climate Action Hub COP27 (Blue Zone).
11/11 – 18h-19h30: Stewardship Economy Plenary/GLF Climate. Maria Amalia Souza, fundadora e Diretora de Desenvolvimento Estratégico do Fundo Casa, será oradora. Local: Hotel Savoy.
12/11 – 15h-16h30: Financiamento climático justo de gênero: de barreiras a soluções acionáveis. Realização: Parceiros da Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA). Local: Sala Amon (150).
15/11 – 13h-14h30: Acordo de Escazú, Defensores e Clima. Realização: Fundo Casa Socioambiental, Cepal, Earth Rights International, Ambiente y Sociedad e Governo do Chile. Local: Pavilhão do Chile.