Fundo Casa realiza encontro para promover fortalecimento da governança territorial de comunidades do Norte e Nordeste
Entre os dias 27 e 29 de agosto, o Fundo Casa Socioambiental realizou em São Luís (MA) o Encontro “Fortalecendo a Governança Territorial”.
O encontro contou com a participação de 50 representantes dos projetos apoiados pelo Fundo Casa na chamada pública Fortalecimento Comunitário e defesa de direitos territoriais no MATOPIBA e na chamada Fortalecimento dos direitos territoriais frente a megaprojetos de energia. Os objetivos do evento foram: compreender as principais ameaças enfrentadas nos territórios e as suas estratégias de defesa; explorar estratégias de proteção e fortalecimento territorial, tais como: boas práticas de governança, instrumentos de proteção territorial, incidência em políticas públicas, mecanismos financeiros, economia da sociobiodiversidade, etc; e entender como os grupos podem continuar se fortalecendo, desenvolvendo ações coletivas para isso.
Segundo a gestora de programas do Fundo Casa, Maíra Krenak, “quando pessoas com diferentes vivências e perspectivas se reúnem, cria-se um ambiente fértil para a inovação e o desenvolvimento de soluções colaborativas que atendam às necessidades específicas de cada território. Essa troca de saberes e práticas não apenas fortalece as capacidades individuais, mas também promove uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades comuns. Nesse sentido, a aprendizagem que ocorre nesses encontros é muito mais profunda porque é construída coletivamente”.
Para o gestor de programas do Fundo Casa, Rodrigo Montaldi, “esses encontros com os grupos apoiados são um rico processo de profunda escuta junto às comunidades em que as colocam como protagonistas no processo de transformação, servindo como direcionador para ações a serem implementadas”.
Um dos grandes resultados desse encontro foi o compartilhamento de sucessos, desafios e estratégias que permitiram que cada participante veja o próprio trabalho sob uma nova luz, enriquecendo sua abordagem com as lições aprendidas por seus pares. Esse processo cria um sentimento de comunidade e pertencimento, essencial para o fortalecimento de redes de colaboração e suporte mútuo.
O encontro Fortalecendo a Governança Territorial não apenas reuniu pessoas em um mesmo espaço, mas possibilitou a construção de uma rede de conhecimento e solidariedade que beneficia a todos no desafio de solucionar os problemas enfrentados em seus territórios. Foi uma oportunidade de crescimento conjunto e de fortalecimento do tecido social e institucional, essencial para a promoção de uma governança mais eficaz e inclusiva.