
Fundo Casa Socioambiental lança chamada para apoiar a educação quilombola no Brasil
O Fundo Casa Socioambiental anuncia a abertura da terceira chamada de projetos de 2025 “Educação para o Bem-Viver: apoio às comunidades quilombolas por uma educação antirracista.” Esta é a primeira chamada de projetos destinada ao apoio da educação quilombola como ferramenta de valorização cultural, enfrentamento do racismo e promoção da justiça social lançada pelo Fundo Casa.
A chamada de projetos, realizada em parceria com a Imaginable Futures, dá continuidade à colaboração iniciada em 2023 com a primeira chamada de projetos voltada ao apoio e valorização da educação indígena, que já está em sua segunda edição e também recebe inscrições neste momento. Agora, em uma nova chamada direcionada à educação quilombola, a iniciativa apoiará projetos comunitários que promovam o fortalecimento da gestão escolar, a incidência política e a formação de educadores e educadoras quilombolas.
A educação quilombola é fundamental para a preservação da história e da identidade dessas comunidades, além de contribuir para a redução das desigualdades e a garantia de direitos. No entanto, a implementação de políticas específicas para esse público ainda enfrenta desafios. Segundo o Censo Escolar 2023, apenas 4,6% das escolas brasileiras oferecem educação quilombola e apenas 14,88% contam com materiais pedagógicos sobre relações étnico-raciais.
Diante desse cenário, a chamada do Fundo Casa busca apoiar iniciativas voltadas à valorização dos saberes quilombolas e à ampliação das oportunidades educacionais, garantindo que as escolas sejam espaços de resistência e de fortalecimento da identidade dessas comunidades. Associações comunitárias quilombolas sem fins lucrativos poderão inscrever projetos de acordo com os critérios da chamada, podendo escolher até duas das seguintes linhas de apoio: fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento das ações de incidência e trabalho em rede, e formação de educadores e promoção da equidade racial.
Com um total de R$1 milhão disponível, a chamada prevê o apoio a até 20 projetos, com valores de até R$50 mil cada. As inscrições estarão abertas de 20 de fevereiro a 25 de março de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma CasaDigital. Os resultados da chamada serão divulgados até 23 de maio de 2025 no site do Fundo Casa Socioambiental.
Clique aqui e leia a chamada completa.
Oficina Tira-dúvidas
No dia 13 de março de 2025, às 10h (horário de Brasília), realizaremos uma oficina online para tirar dúvidas sobre o processo de inscrição. A atividade é aberta a todas as organizações interessadas em participar da chamada.