Fundo Casa Socioambiental lança chamada para apoios estruturantes a brigadas voluntárias e comunitárias
O Fundo Casa Socioambiental abre nesta quinta-feira (26) a chamada de Apoio a grupos locais no enfrentamento de Emergências Climáticas provocadas a partir dos Incêndios Florestais. A chamada, que possui apoio financeiro do Instituto ITAÚSA e Alliance for the Amazon and Beyond, tem como objetivo apoiar projetos que promovam ações estruturantes para brigadas existentes e também a criação de novas brigadas. Essa convocatória, se soma à chamada de apoio emergencial às brigadas voluntárias e comunitárias, lançada também neste mês.
Ambas iniciativas do Fundo Casa consideram a relevância da articulação local na prevenção e mitigação dos incêndios por meio das ações realizadas por brigadas voluntárias e comunitárias. Além disso também são uma resposta à grave crise vivenciada em vários territórios brasileiros a partir desses fenômenos extremos, os quais apresentam severas consequências para os biomas e as populações locais.
O apoio vem em um momento em que o Brasil enfrenta um aumento alarmante de queimadas, impulsionado pelo desmatamento ilegal, mudanças climáticas e a expansão agrícola de forma inadequada. De acordo com dados do MAPBIOMAS Fogo, em agosto de 2024, o país registrou mais de 5,6 milhões de hectares queimados, um crescimento de 149% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse cenário tem afetado tanto áreas urbanas quanto territórios de comunidades indígenas e tradicionais, ameaçando a biodiversidade e os modos de vida dessas populações.
A chamada de Apoio a grupos locais no enfrentamento de Emergências Climáticas provocadas a partir dos Incêndios Florestais está inserida no Programa Casa Fortalecendo Comunidades, cujo objetivo é impulsionar projetos que ampliem a autonomia de organizações comunitárias, possibilitando que a comunidade seja protagonista em suas iniciativas socioambientais, no meio rural ou urbano.
A convocatória abrange todo o território brasileiro e possui três linhas de apoio: Estruturação e Fortalecimento das Brigadas Voluntárias, Manejo Integrado do Fogo e Mobilização, engajamento e denúncias de incêndios criminosos.
Desde 2021, o Fundo Casa apoia brigadas voluntárias e comunitárias por meio de chamadas, que buscam colaborar com ações estruturantes e planejadas, possibilitando a reestruturação de brigadas existentes e formação de novas brigadas, capacitações, bem como todas as ações que compõem o Manejo Integrado do Fogo.
As inscrições para esta chamada podem ser feitas por meio da plataforma CasaDigital, para organizações que possuem CNPJ. Para organizações que não possuem CNPJ ou em caso de dificuldades, também é possível enviar as propostas via formulário Word, até o dia 28 de outubro.
Clique aqui para acessar a chamada na íntegra.