Fundo Casa Socioambiental na COP16 da Biodiversidade
“As comunidades locais têm um papel fundamental na conservação da biodiversidade e, para isso, elas precisam de apoio contínuo para enfrentar as diversas ameaças que sofrem. É importante que os financiadores entendam essa realidade e atuem em verdadeira parceria com essas populações.”
Cristina Orpheo, Diretora Executiva.
Entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2024 acontece em Cali, na Colômbia, a COP16 da Biodiversidade, e o Fundo Casa Socioambiental estará presente. Este evento global é um marco nas discussões sobre a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, especialmente no contexto da proteção dos territórios indígenas e tradicionais.
A COP16 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) reúne líderes, cientistas, organizações da sociedade civil e representantes de mais de 190 países para discutir estratégias de proteção da biodiversidade. A conferência avalia o progresso em metas como a Meta de Kunming-Montreal, que busca proteger 30% das áreas terrestres e marinhas até 2030, restaurar ecossistemas e reduzir a extinção de espécies. Além das questões ambientais, a COP16 também aborda as interações entre biodiversidade, economia, justiça social e direitos das comunidades tradicionais, promovendo soluções colaborativas que valorizam o conhecimento local.
Tendo em vista esse panorama, o Fundo Casa Socioambiental reforça seu papel de apoio às comunidades locais que preservam a sociobiodiversidade no Brasil, destacando suas iniciativas voltadas à proteção de ecossistemas e geração de renda de forma sustentável. De acordo com Cristina Orpheo, Diretora Executiva do Fundo Casa, o objetivo da participação “é acompanhar de perto as questões de financiamento, principalmente porque percebemos que os recursos da Agenda Climática não estavam chegando nas comunidades locais e nas populações tradicionais.”
“É fundamental focar mais no financiamento para soluções locais, para que os grupos locais e populações tradicionais tenham acesso a recursos de forma rápida e flexível. Além disso, reconhecer o papel dos Fundos locais, ativistas e territoriais que já vêm possibilitando apoios a essas iniciativas locais. É uma mensagem importante que estamos levando para a COP de Biodiversidade.”
Cristina Orpheo, Diretora Executiva do Fundo Casa
Durante a COP de Biodiversidade, o Fundo Casa, em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA, apresentará a iniciativa Teia da Sociobiodiversidade, que destinará R$40 milhões para apoiar 400 organizações em todo o Brasil. Essa parceria fortalecerá projetos que integram justiça socioambiental e geração de renda, promovendo o desenvolvimento local sustentável e contribuindo para a proteção da biodiversidade.
“Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos com a CAIXA para fazer uma grande diferença. Esse é um passo significativo, não só pela magnitude dos recursos, mas também pelo número de comunidades e iniciativas que serão beneficiadas diretamente. Esses apoios permitirão que centenas de projetos saiam do papel ou que sejam reforçados e impactem, de maneira concreta, as pessoas que mais precisam”, destaca a diretora.
O Fundo Casa Socioambiental participa ativamente dessas discussões, reafirmando a importância das soluções locais e do protagonismo das comunidades na proteção da biodiversidade e na geração de renda sustentável. Com quase 20 anos de atuação, o Fundo Casa já apoiou mais de 3.500 projetos que promovem soluções baseadas na natureza e negócios da sociobiodiversidade, mostrando que as comunidades tradicionais têm as respostas para os desafios ambientais e climáticos do país.
Confira a nossa agenda na COP16
- 22/10 – 16h30 (Colômbia) – 18h30 (Brasil) | Painel “Financiando os guardiões do planeta – Fundos territoriais, locais, ativistas e o financiamento para a proteção da natureza a partir das comunidades nos territórios”
Local: Pavilhão do Brasil
Apresentaremos ao lado de parceiros como a Alianza Socioambiental Fondos Del Sur e a Rede de Fundos Territoriais Amazônicos, a importância dos fundos locais, ativistas e comunitários na proteção da natureza e na justiça climática, com foco nas soluções desenvolvidas diretamente pelas comunidades locais.
- 29/10 – 9h00 (Colômbia) – 11h00 (Brasil) | Painel “Teia da Sociobiodiversidade: Conectando Projetos, Transformando Comunidades”
Local: Pavilhão do Brasil
Neste painel em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e o Fundo Ecos (ISPN), discutiremos como iniciativas de apoio a projetos ligados à sociobiodiversidade podem promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a inclusão social de comunidades tradicionais.
Convidamos todos os nossos parceiros e apoiadores a acompanhar nossa participação e contribuir para essas discussões. Juntos, podemos fortalecer ainda mais as soluções que já existem e vêm das comunidades locais.
Além dessas atividades, a equipe do Fundo Casa estará presente em discussões estratégicas e reuniões sobre financiamento, fortalecendo a mensagem de que soluções locais, implementadas por comunidades, são essenciais para enfrentar os desafios da biodiversidade e das mudanças climáticas.