09.05.2024

Fundo Reconstruir RS – Campanha pela Vida | Programa de eventos climáticos extremos

Diante dos recorrentes eventos climáticos extremos em todo o Brasil, o Fundo Casa criou um programa especial para lidar com a nova demanda. Organizaremos apoio direto às comunidades para que recuperem sua autonomia e reconstruam as suas vidas de uma forma que também fortaleça a sua resiliência e capacidade de adaptação para lidar com a progressão dos impactos das alterações climáticas nos seus territórios. Por meio deste Programa, o Fundo Casa apoiará comunidades locais e populações tradicionais, incluindo quilombolas, povos indígenas e agricultores familiares impactados por eventos climáticos extremos, bem como os grupos mais afetados nas periferias urbanas na medida do possível.

Embora o Fundo Casa já tenha concedido doações a grupos afetados por eventos climáticos extremos, esta situação no Rio Grande do Sul, o estado mais ao sul do Brasil, exige um esforço mais concentrado. Assim, o Fundo Casa está lançando uma Campanha pela Vida para arrecadar recursos imediatos para o seu Fundo Reconstruir RS. Tal como aprendemos com outras tragédias, o país é capaz de responder bem à ajuda humanitária urgente e milhões de toneladas de alimentos, água e outros tipos de apoio já estão chegando ao estado. Passado o momento, a reconstrução leva de 2 a 3 anos para ser realizada. Precisamos estar presentes para a população agora, e também durante o resto deste tempo, de uma forma muito focada. O Fundo Reconstruir RS, portanto, deve ter uma perspectiva de curto e médio prazo. Pretendemos conceder apoios financeiros às comunidades diretamente afetadas por esta tragédia, contribuindo para a reconstrução dos seus meios de subsistência, casas e territórios através de investimentos nas seguintes áreas:

  • Iniciativas Comunitárias: Apoio flexível para iniciativas comunitárias de recuperação econômica e de meios de subsistência propostas por grupos locais afectados pelas cheias
  • Agricultura familiar e agroecologia: investimentos para acelerar a restauração dos sistemas de produção de alimentos
  • Melhorar a infraestrutura comunitária: Apoiar a melhoria da infraestrutura básica relacionada ao bem-estar e aos meios de subsistência
  • Apoio psicossocial e de saúde mental: Ações que fornecem apoio psicológico e de saúde mental para que as comunidades avancem e reconstruam o seu bem-estar emocional e a capacidade de enfrentar e reconstruir as suas vidas

Apoie o Fundo Reconstruir RS e faça parte desta campanha pela vida:

Doe via PIX: reconstruir@casa.org.br – Fundo Casa Socioambiental

Clique aqui para doar se você estiver fora do Brasil.

Para doar de outra maneira, envie email para reconstruir@casa.org.br

Contexto Atual

Segundo o portal de notícias gaúcho G1, desde o dia 29 de abril, 100 pessoas morreram e 128 estão desaparecidas devido ao mau tempo. 401 dos 497 municípios foram parcial ou totalmente danificados. As estimativas indicam que 1.5 milhão de pessoas foram afetadas por esta tragédia.

A grande área de Porto Alegre, a capital, é inundada pelas águas do rio Guaíba. O aeroporto e a rodoviária não estão funcionando. As rodovias estão bloqueadas, exceto uma única rota. Bancos, hospitais e serviços básicos estão fechados ou operando com capacidade reduzida.

Pelo menos 100 mil casas foram destruídas ou danificadas, com perdas estimadas em R$4,6 bilhões, segundo informações dos  municípios do estado.

A previsão para os próximos dias é de mais chuva e frio, com ventos que poderão atingir os 100 quilômetros por hora, enquanto a temperatura deverá baixar consideravelmente.

As enchentes já afetaram mais de 80 comunidades e territórios indígenas no Rio Grande do Sul, segundo o Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

No estado do Rio Grande do Sul, existem mais de 7 mil famílias quilombolas, 344 famílias ciganas e cerca de 1,3 mil comunidades tradicionais afrodescendentes, segundo o Ministério da Igualdade Racial (MIR). Atualmente, muitas destas comunidades estão isoladas, sem acesso a água, alimentos ou electricidade.

Este será um longo caminho para a recuperação e precisamos começar agora! Obrigado pelo seu apoio!

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade