18.01.2019

ONG leva energia solar para escola na Comunidade da Babilônia

O dia 15 de dezembro de 2018 foi um dia histórico para a ONG Revolusolar. Neste dia, 12 painéis solares foram instalados no telhado da Escolinha Tia Percília, localizada na comunidade da Babilônia, Zona Sul do Rio de Janeiro. As placas solares irão produzir cerca de 6.000 kwh ao ano, o que representa 65% do consumo da escola. 

A Escolinha Tia Percília atende crianças das comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira em horários do contraturno, oferecendo atividades extras à grade escolar normal sem cobrar nada por isso, mantendo-se apenas de doações. A escola chegou a atender 180 crianças em seu melhor momento, porém devido à perda de apoios que garantem seu funcionamento, atende hoje apenas 30 crianças 2 vezes por semana. Com o novo sistema de energia solar espera-se uma economia de R$ 5 mil ao ano e isso representa cerca de R$ 125 mil ao longo da vida útil do equipamento. O dinheiro será revertido em atividades educativas e pedagógicas.

Crianças das Comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira atendidas pela Escolinha Tia Percília.

Você pode contribuir com a Escolinha Tia Percília doando para: Banco Itaú agência 4074, C/C 00307-2, Associação Escolinha Tia Percília, CNPJ 05.010.659/0001-42 ou envie email para esc.tiapercilia@terra.com.br.

O projeto realizado pela Revolusolar foi desenvolvido com apoio do Programa CASA Cidades, uma iniciativa do Fundo Socioambiental CASA em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação Oak. A iniciativa também já recebeu apoio com recursos da Global Greengrants Fund. Segundo o coordenador do projeto, Juan Cuervo, ao todo 11 instituições fizeram parte do projeto na escolinha, além das já citadas também participaram: SolarOn, Voltalia, Trinques Arquitetura e WEG Equipamentos Elétricos e Quarto Zero. Já são 3 projetos da Revolusolar apoiados pelo Fundo CASA e a comunidade da Babilônia está se tornando referência no tema da energia fotovoltáica. 

Arte feita pelas crianças ilustra os painéis solares que agora fornecem energia limpa para a Escolinha.

O projeto também tem foco na capacitação de moradores da comunidade para formar profissionais aptos a instalar e fazer manutenção nos painéis solares. Foram 5 profissionais locais capacitados em 2018 que tiveram a oportunidade de realizar seu primeiro trabalho remunerado na instalação dos painéis na escolinha. 

O Brasil é um dos países com maior capacidade de geração de energia solar no mundo. Até mesmo as regiões com menor incidência solar possuem mais potencial do que a Alemanha, que atualmente é um dos líderes na produção de energia fotovoltáica. Mesmo com todo este potencial, segundo a ANEEL, apenas 1,1% da energia elétrica produzida no Brasil é solar enquanto 60,8% vem de hidroelétricas que causam grande impacto socioambiental em sua construção e operação. 

O Fundo Socioambiental CASA acredita e apoia iniciativas como esta que mostram que é possível gerar energia através de fontes renováveis, sem prejudicar ecossistemas e comunidades. Você também pode ajudar o Fundo CASA a continuar apoiando projetos como este, saiba como doar clicando aqui!

Conheça outros projetos incríveis apoiados pelo Programa CASA Cidades em: https://casacidades.casa.org.br.

O programa CASA Cidades é uma realização do Fundo Socioambiental CASA em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK.

Vista dos painéis instalados na Escolinha.

A instalação dos painéis solares foi realizada por técnicos capacitados através do projeto.

Fachada do prédio da Escolinha Tia Percília na Comunidade da Babilônia, Morro do Leme – Rio de Janeiro.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade