Prêmio de Fotografia do Fundo Casa chega ao fim e surpreende pela qualidade e criatividade das fotos inscritas
Chegou a hora de conhecermos quem são os ganhadores do Prêmio de Fotografia “Povos Conectados com a Terra”, o primeiro prêmio de fotografia realizado pelo Fundo Casa. O objetivo do prêmio foi despertar um olhar em busca de fotos que retratassem o potencial contido em nós e nas nossas relações com o Planeta Terra, com foco nos projetos e organizações apoiadas pelo Fundo Casa nos últimos 5 anos. Mais de 200 fotos foram inscritas no Prêmio, e destas, 120 foram classificadas. Um júri independente convidado analisou e avaliou estas fotos, levando em consideração a mensagem, a originalidade e a qualidade técnica das fotografias.
Segundo Maria Amália Souza, fundadora e Diretora de Desenvolvimento Estratégico, “Quando o Fundo Casa resolveu criar essa mobilização entre nossos apoiados para acessar fotografias que representassem a ampla diversidade e atuação no nosso campo, já sabíamos que queríamos fazer diferente do convencional, mais com a nossa cara. A gente queria poder mostrar pro mundo imagens que demonstrassem como os mais de 3000 grupos que já apoiamos durante nossos 18 anos de história — cumpridos neste janeiro — vivem e se dedicam a cuidar do nosso Planeta Lar. Esses “povos conectados com a terra”, uma imensa diversidade de pessoas que protegem os mais importantes biomas que mantém a vida do nosso planeta, são de fundamental valor, e está na hora de todos nós reconhecermos isso.”
Para compor o júri principal que avaliou as fotos, o Fundo Casa convidou especialistas e lideranças comunitárias, que deram suas notas para cada imagem. Os membros do júri foram: Edson Fly, comunicador social, ativista de direitos humanos e integrante da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Joseane Daher, Graduada em Processamento de Dados e Mestre em Antropologia Social/Visual pela Universidade Federal do Paraná, Lara Lutzenberger, formada em Biologia pela UFRGS e vice-presidente da Fundação Gaia e Haroldo Castro, fotógrafo, jornalista, produtor-diretor de documentários e conservacionista com mais de 50 anos de experiência. Haroldo, que também foi presidente deste júri, nos conta que ficou “impressionado com a qualidade e a variedade das imagens submetidas.” As 10 fotos finalistas foram as mais bem pontuadas considerando uma somatória das notas dos 4 jurados.
Nós do Fundo Casa, não queríamos fazer uma competição onde poucos ganham. Portanto criamos uma forma de troca e todos os inscritos classificados receberam como presente uma assinatura vitalícia da plataforma de cursos do Instituto Conhecimento Liberta, que generosamente topou fazer uma parceria e oferecer aos inscritos acesso aos mais de 170 cursos da plataforma. Maria Amália ressalta que “Ao invés de primeiro, segundo e terceiro lugares, temos três ganhadores de máquinas profissionais — um oferecido pelo júri técnico, outro pelo júri popular, e outro pela equipe do Fundo Casa. Aprendemos muito nesse processo, e mesmo não conseguindo câmeras para todos e todas nesse momento, queremos muito mostrar de diversas maneiras essas maravilhosas imagens recebidas que nos inspiram profundamente … essa jornada apenas se inicia! Gratidão imensa!”
Segundo Haroldo Castro, presidente do Júri, “A fotografia é uma ferramenta essencial para uma comunicação efetiva de nossas atividades.” Todos os 10 finalistas cumpriram com excelência a missão de comunicar por meio de suas imagens e são merecedores de nosso reconhecimento e profundo agradecimento. Esperamos que este Prêmio de Fotografia sirva também como inspiração para despertar cada vez mais os olhares para fotos que contribuam com as narrativas e causas que nos movem.
Conheça agora os premiados nas 3 categorias principais:
O Grande Prêmio do Júri foi para Ranieri da Conceição Roseira, que inscreveu uma seleção de fotografias intitulada “Broto novo em cima de pé velho”. A fotografia acima foi a mais bem pontuada pelos jurados convidados. A foto passa uma mensagem profunda de conexão entre diferentes gerações, unidas em prol daquilo que é mais sagrado: o alimento. Para as comunidades tradicionais e originárias, o alimento é algo que realmente conecta as pessoas com a terra, pois sem o alimento tradicional esta conexão pode se perder. Ranieri irá receber uma câmera Canon EOS Rebel SL3 com Lente EF-S 18-55mm.
O ganhador do Prêmio Conexão foi escolhido após uma votação interna realizada pela equipe do Fundo Casa Socioambiental, que levou em consideração a mensagem por trás da imagem. O grande ganhador desta categoria foi Ropkrãse Suya, com a fotografia “Espírito da natureza”. Ropkrãse é do povo Tapayuna, que há muito tempo foi transferido para a região do Xingu e hoje vive em duas aldeias. No processo de mudança, grande parte da cultura tradicional de seu povo acabou se perdendo e os Tapayuna agora estão recuperando as tradições. A foto de Ropkrãse simboliza o resgate da alimentação tradicional e como a preservação da cultura de caça, pesca e agricultura são importantes para as futuras gerações. Ropkrãse irá receber uma câmera Canon EOS Rebel T7+ com Lente EF-S 18-55mm IS II.
E por fim, o ganhador do Prêmio do Júri Popular é Bruno Kelly com a fotografia “Curso de formação da brigada voluntária indígena Apinajé”. A fotografia recebeu 366 dos 1.239 votos registrados em nosso Júri Popular, sendo então a mais votada. A foto é um registro do treinamento realizado pelas mulheres Apinajé que se organizaram e se prepararam para proteger aquilo que há de mais precioso para seu povo: seu território. As brigadas voluntárias vêm se destacando e se mostrando uma das melhores alternativas para enfrentar os incêndios florestais, pois conseguem agir de forma rápida acabando com o fogo antes que este tome grandes proporções. Bruno Kelly irá receber uma câmera Canon EOS Rebel T7+ com Lente EF-S 18-55mm IS II.
O Fundo Casa concede também o certificado de “Menção Honrosa” aos finalistas: Alanna Cristina Araújo Loiola Carneiro, Leandro Henrique do Ó Ponzi, Joelma Sousa Santos, Tulasi Resende, Açony José Santos Silva Junior, Marcinildo Saw Munduruku e André Luiz Mendes Barcelos. Nossos sinceros agradecimentos a vocês por fazerem parte desta iniciativa conosco!