Fundo Casa ultrapassa o marco de 3 mil projetos apoiados ao longo de sua história – aponta relatório anual
O relatório anual de 2022 mostra o potencial dos apoios sistêmicos na medida certa para pessoas e organizações que lideram a busca pela justiça socioambiental e climática no Brasil.
Anualmente, por meio de nosso relatório, compartilhamos com nossos parceiros, financiadores e apoiados um compilado de dados e informações relevantes sobre nosso trabalho, com o objetivo de trazer transparência, reflexões e inspiração para o campo da filantropia no Brasil e no mundo. Este ano, em que completamos 18 anos de história, apresentamos em nosso relatório anual de 2022 uma amostra do enorme valor dos apoios na medida certa para comunidades locais, apoios que ampliam as capacidades e o alcance de organizações e iniciativas que podem parecer pequenas, mas que juntas compõem uma rede transformadora. Foi assim que apoiamos 3.157 projetos desde o início da atuação do Fundo Casa Socioambiental.
Como um fundo local brasileiro, fundado por ativistas locais, temos como missão ser ponte e união para que recursos de diferentes origens alcancem, de forma eficiente e segura, grupos estratégicos na promoção da justiça socioambiental e climática em nosso canto do mundo. Por esse motivo, nossa premissa é destinar a maior parte de nosso orçamento para apoio financeiro direto aos protagonistas das transformações que acreditamos serem importantes para o mundo. Em 2022, não foi diferente, destinamos R$15,4 milhões para doações, representando 70% do nosso orçamento total. Desse montante, mais da metade foi doada a comunidades quilombolas, indígenas, pescadores e pescadoras artesanais e extrativistas, populações que dedicam suas vidas à defesa dos biomas reguladores do clima da nossa região.
Lançamos oito chamadas de projetos em 2022, abrangendo todas as regiões do país, com maior concentração na região Amazônica, representando 52% do total. Mais da metade dos projetos apoiados em 2022 foram liderados por mulheres. Segundo os dados fornecidos pelos grupos, as iniciativas apoiadas pelo Fundo Casa em 2022 beneficiaram direta ou indiretamente mais de 13 milhões de pessoas. Os valores que o Fundo Casa doou apenas nos últimos três anos, R$49.4 milhões, equivalem a 62% do total doado pelo Fundo ao longo de toda a sua história institucional, o que demonstra um crescimento exponencial, que entendemos se dar por conta, finalmente, de que o campo entende quem somos e a que viemos.
Em nosso relatório anual de 2022 é possível compreender mais sobre a ciência do pensamento sistêmico utilizada pelo Fundo Casa por meio do texto “A essência e a ciência que nos guiam”, escrito por Maria Amália Souza, Fundadora e Diretora de Desenvolvimento Estratégico. Nele, Amália compartilha a origem do modelo de atuação que temos adotado e que tem gerado resultados significativos. Em outro artigo, “Liderando ações de alianças entre Fundos Locais no contexto Sul-Sul”, descrevemos como o Fundo Casa está apoiando novos fundos locais em diferentes países do Sul Global, o que deu origem, em 2021, à Alianza Socioambiental Fondos del Sur – uma iniciativa global que une fundos para apoiar comunidades que lutam pela proteção de ecossistemas e da vida.
O relatório também destaca a produção de conhecimento, que se tornou parte integral da estratégia de atuação do Fundo Casa. Em 2022, lançamos quatro publicações abordando diversos temas, como financiamento para a resiliência climática, direitos humanos e defesa do meio ambiente, mulheres na busca pela justiça socioambiental e a importância da filantropia socioambiental nas cidades. Além disso, o relatório aborda a participação de nossa equipe em alguns dos principais espaços de discussão relacionados às nossas áreas de atuação, como o Fórum Social Pan-Amazônico, em Belém, e a Conferência do Clima – CoP 27, no Egito. Nosso trabalho só é possível graças a uma imensa rede de pessoas e organizações com as quais nos unimos. Somente em 2022 dedicamos mais de 1.700 horas a reuniões e articulações com organizações parceiras, apoiadas e financiadoras. Com o objetivo de fortalecer as capacidades das organizações que apoiamos, realizamos 44 oficinas em 2022, com a participação de 610 representantes de 361 organizações diferentes.
Esses são alguns dos destaques que podem ser encontrados no documento, que é ilustrado por fotos enviadas durante o 1º Prêmio de Fotografia do Fundo Casa, também realizado em 2022, proporcionando um espaço para fotógrafos amadores ou profissionais compartilharem seus trabalhos realizados no contexto dos projetos apoiados.
Convidamos você a ler e conferir nosso relatório completo! Clique aqui para acessá-lo.