Fundo Casa abre chamada para Fortalecimento de Organizações Locais e de Populações Tradicionais na Amazônia Legal
O Fundo Casa finaliza o ano de 2023 com sua 10ª chamada de projetos. Nela, serão apoiados até 34 projetos com o valor de R$50 mil reais cada, totalizando mais de R$1.7 milhão em doações diretas a organizações locais e populações tradicionais.
O público prioritário para a chamada são: Comunidades tradicionais e locais como povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, extrativistas, entre outros povos que integram “os povos da floresta”. Nesta chamada serão apoiadas organizações localizadas na região da Amazônia Legal, nos seguintes estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.
Os participantes poderão escolher uma entre as três diferentes linhas de apoio: Fortalecimento Institucional, Fortalecimento das Ações para a Governança Territorial e Desenvolvimento da Economia da Sociobiodiversidade.
O período de inscrições vai de 20 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024.
Para os interessados nesta chamada, será possível tirar dúvidas na oficina prevista para o dia 16 de janeiro de 2024, via zoom. O formulário de inscrição pode ser preenchido no link: Oficina Tira Dúvidas.
Clique aqui para acessar a página oficial da chamada.
A chamada “Fortalecimento de Organizações Locais e de Populações Tradicionais – Povos da Floresta” é resultado da união entre três fundos socioambientais que atuam na PanAmazônia – Fundo Casa (Brasil), Fondo Emerger (Colômbia) e Fondo Socioambiental del Perú, no projeto chamado “Amazônia Resiliente” que está no seu segundo ano seguido.
A meta conjunta é promover maior aporte de recursos diretos para os povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais na Amazônia do Brasil, Peru e Colômbia, especialmente na região da fronteira entre esses países que demonstram alta sensibilidade aos impactos causados pelas mudanças climáticas.
Todos os fundos que integram essa iniciativa realizarão os próprios editais em seus países, cabendo a cada um disponibilizar informações pertinentes à sua convocatória de projetos. Consulte o site de cada fundo para saber mais sobre seus editais.