Anunciado vencedor do Prêmio Olga Alexeeva 2016
O vencedor do Prêmio Olga Alexeeva de 2016 é Bhekinkosi Moyo, diretor executivo do Southern Africa Trust e presidente da Rede Africana de Filantropia.
Os juízes comentaram sobre a ampla e longa contribuição do sulafricano à filantropia do seu continente, desempenhando diversos papéis e contribuindo criticamente para a construção de instituições e redes africanas dedicadas ao fortalecimento da filantropia na África.
A diretora e fundadora do Fundo Socioambiental CASA, Maria Amália Souza, foi a única finalista da América do Sul indicada para receber o Prêmio. O Fundo CASA foi o primeiro (e continua sendo) o único fundo socioambiental da América do Sul iniciado e administrado por sulamericanos. Foi criado para ter uma estrutura sólida e responsável que pode suportar as auditorias mais rigorosas, sendo ao mesmo tempo flexível para responder rapidamente às necessidades reais das comunidades afetadas em seus territórios.
Nos últimos 10 anos, o Fundo CASA apoiou mais de 1.300 projetos socioambientais em dez países da América do Sul e está tratando de replicar seu modelo ágil e eficaz de microapoios no Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Colômbia e Argentina.
Amália fala sobre sua trajetória no campo da filantropia:
“Eu cresci durante a ditadura e a ideia de ação cidadã não fazia parte da educação da minha geração. Com a chance de estudar nos Estados Unidos – quando os movimentos globais para salvar florestas, rios e outros ecossistemas importantes como a Bacia Amazônica estavam tomando forma – eu encontrei meu chamado. Logo comecei a conhecer líderes indígenas de lugares muito remotos e percebi que estavam fazendo o trabalho mais difícil, sem apoio. Aprendendo sobre a filantropia no hemisfério norte, eu trabalhei para firmar conexões entre os financiadores e as bases, com o objetivo de colocar dinheiro nas mãos das pessoas que são os melhores cuidadores do nosso meio ambiente.”
Maria Amália vem trabalhando com pensamento sistêmico a serviço da filantropia de justiça social há mais de 30 anos. O Fundo CASA é o resultado do seu empenho, dedicação e visão de como pequenos fundos podem gerar grandes impactos na América do Sul.