15.12.2022

Divulgação dos projetos selecionados: Amazônia Resiliente

O Fundo Casa Socioambiental lançou em outubro a chama Amazônia Resiliente, em conjunto com o Emerger Fondo Socioambiental (Colômbia) e o Fondo Socioambiental Peru, para apoiar e fortalecer comunidades locais que trabalham para manter a floresta em pé, seja em projetos de produção, soluções sustentáveis ou atividades para o bem viver.

A Amazônia é reconhecida não apenas como umas das regiões com maior biodiversidade do planeta, mas também como uma região em constante disputa política, econômica, ambiental e social. É um ambiente extremamente vulnerável, visado pelo mercado como uma área de exploração a ser “desenvolvida” por meio de grandes projetos de infraestrutura, mineração e agropecuária que geram impactos socioambientais de diferentes dimensões e magnitudes.

A chamada de projetos Amazônia Resiliente conduzida pelo Fundo Casa recebeu inscrições de organizações brasileiras localizadas no Alto e Baixo Rio Negro, Vale do Javari, Alto e Médio Rio Purus e o Estado do Acre. 

Foram selecionados 24 projetos que receberão até R$ 35 mil para comunidades tradicionais como povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, extrativistas, entre outros que integram os “os povos da floresta”, que contribuem com seu modo de vida para o equilíbrio do planeta e  para  mitigar os efeitos causados pelas mudanças climáticas.

E é com grande satisfação que informamos a lista de projetos selecionados nesta chamada, nas linhas temáticas de Fortalecimento Institucional e Fortalecimento das Ações para a Governança Territorial.

Pedimos aos selecionados que aguardem o contato da equipe do Fundo Casa com  orientações sobre a contratação dos projetos.

Veja a lista com os projetos selecionados: 

 

Organização nome Projeto título
1 Associação dos Kanamarys do Vale do Javari – AKAVAJA Fortalecimento da proteção territorial do Vale do Javari
2 Associação Feminina Força da Mulher Rural do Rio Liberdade (Associação Mulher Flor) Resgate de saberes na RESEX Riozinho da Liberdade: as medicinas tradicionais e os saberes feminino sobre a floresta
3 Organização das Aldeias Marubo do rio Ituí – OAMI Encontro das Lideranças Marubo do Alto e Médio Ituí – Vale do Javari
4 Organização Geral do Mayuruna – OGM Memória e identidade: Formação de Cineastas Mayuruna e produção audiovisual
5 ASDEC – Associação de Desenvolvimento Comunitário do povo Marubo do alto rio Curuçá Seminário “Memorizando o passado, preparando novos atores para os próximos desafios”.
6 Associação de Seringueiros, Produtores e Artesãos Kaxinawá de Nova Olinda- ASPAKNO. Nukũ raya Xarabu Kereshepa (Fortalecimento da Organização Originários dos Huni Kuin de Nova Olinda)
7 Organização das Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea – OLIMCV  Trincheiras Yandé Diíta Mura Wirá-Wasú, Rendawa Jabuti (Defesa do Território Mura, aldeia Jabuti)
8 COSART – Costura e Artesanato Casa de Costura Amaronai
9 Associação de Mulheres Negras do Acre e seus Apoiadores Impactos Sócio Ambiental na Saúde das Mulheres Negras.
10 Associação dos Produtores Kaxinawá da Aldeia Paroá – APROKAP Proteção Territorial e Ambiental da terra Indigena Katukina/Kaxinawá, Aldeia Paroá.
11 Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro – ACIMRN Fortalecer Para Enfrentar o Futuro
12 Associação Das Escolas Indigena Kisibi Yupuri Bu’u – AEIKYB Sistema Agrícola Tradicional na Escola – AEIKYB.
13 Aldeia Vinoya Criação da Associação Sociocultural Vinoya
14 Mulheres Artesãs Indígenas – MAI do Javari Fortalecendo as mulheres indígenas produtoras rurais e artesanais do Vale do Javari
15 Instituto Mulheres da Amazônia Agenda 21/2030 Mulheres da Amazônia – Incidência qualificada em políticas públicas para mulheres no Estado do Acre
16 Associação Agroextrativista Puyanawa Barão Ipiranga Monitoramento do território Nawa, no sudoeste do Acre
17 Cooperativa de Preservação Etnoambiental Autônoma dos Kanamari da aldeia São Luís – COPEAKA “Manejo de Lagos e proteção territorial na Terra Indígena Vale do Javari”
18 Instituto Fronteiras Conexão pesqueira: arranjos institucionais para a efetivação da pesca segura na bacia do Juruá
19 Associação dos Índios Kokamas Residentes no Município de Manaus – AKIM Fortalecer para desenvolver
20 Coletivo Ponta de Lança Rede Jurema – Ancestralidade e Incidência Política
21 Associação do Povo Indígena Tenharim Marmelo – APITEM Nhandé Ywya/ Nosso Território
22 Associação Ibá Kulina do Vale do Javari – AIKUVAJA Práticas de manejo para criação de abelhas nativas entre o povo Kulina do Vale do Javari
23 Associação Indígena Da Etnia Tuytuka Moradores De São Gabriel Da Cachoeira Resgatando e Valorizando a Importância Dos Conhecimentos De Medicina Tradicional Do Povo Indígena Tuyuka
24 Instituto Pupykary Vigilância e proteção dos lugares sagrados da TI Apurinã do Valparaíso

 

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade