28.02.2023

Estreia do vídeo: Fortalecendo os Direitos Territoriais Indígenas na Amazônia Brasileira

Estreia hoje no canal do Fundo Casa no YouTube o vídeo Fortalecendo os Direitos Territoriais Indígenas na Amazônia Brasileira. O vídeo traz depoimentos de representantes dos projetos apoiados sobre a importância dos trabalhos de defesa de seus territórios e como os apoios do Fundo Casa colaboraram para isso. Fortalecendo os Direitos Territoriais Indígenas na Amazônia Brasileira é uma iniciativa do Fundo Casa que foi realizada entre 2020 e 2022, com apoio da Gordon and Betty Moore Foundation. Foram R$ 4,9 milhões doados diretamente para 57 organizações indígenas, em 46 Terras Indígenas da Amazônia Brasileira. 

 

Os apoios tiveram como objetivo contribuir para ampliar a integridade territorial de Terras Indígenas na Amazônia brasileira, por meio do apoio financeiro a projetos de organizações indígenas. Os projetos buscaram contornar a ausência dos órgãos de fiscalização criando ou fortalecendo mecanismos próprios de proteção. Entre as principais conquistas alcançadas pelos grupos apoiados estão o aumento da capacidade de proteção dos territórios com uso de tecnologia e meios de locomoção próprios, além da realização de operações de monitoramento e denúncias e a realização de capacitações, que contaram com engajamento de mulheres e jovens. Foram também documentados os impactos de grandes obras que afetam os territórios e o desenvolvimento de protocolos de consulta.

Esta iniciativa faz parte do Programa Casa Amazônia, programa de apoios do Fundo Casa com foco no bioma. Os povos indígenas exercem um papel importantíssimo na Amazônia pois atuam como verdadeiros guardiões das florestas, seus territórios concentram boa parte das áreas ainda preservadas. Para Inimá Krenak, gestora de programas e responsável pelo Casa Amazônia, “Os povos originários cuidam, manejam, plantam, protegem florestas e águas há milhares de anos. Sem essa ação duradoura, baseada na forma de ocupação que esses povos aprenderam a conduzir com seus ancestrais, pode-se afirmar que nem haveria uma floresta tão diversa e rica como a que conhecemos hoje. Esses povos possuem conhecimento e tecnologias tradicionais para esse cuidado e conseguem, apesar de tudo, vencer batalhas importantes na guerra que é travada contra eles e seus territórios. O que podemos fazer, é seguir apoiando e confiando em sua capacidade, colaborando para a melhoria das ferramentas fundamentais para essas ações que ajudam a manter o céu suspenso.”

Garantir boas condições para que os povos indígenas monitorem e protejam seus territórios é também garantir que as florestas e a vida resistam, na Amazônia e no mundo.

Inscreva-se no canal do Fundo Casa no YouTube para acompanhar novos vídeos quando forem lançados, acesse: https://www.youtube.com/fundosocioambiental 

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade