Fundo Casa lança chamada para apoiar projetos com foco na educação indígena
O Fundo Casa Socioambiental abre a chamada “Educação para o bem viver – Apoio às comunidades indígenas pela equidade na educação”, visando fortalecer organizações indígenas que atuam na área da educação (formal e não formal) promovendo a equidade e o combate ao racismo na educação. A chamada recebe projetos até dia 27 de julho de 2023 e poderá apoiar iniciativas de associações comunitárias indígenas de todo o território nacional brasileiro.
O contexto da educação indígena no Brasil é cercado de questões desafiadoras, como a carência de infraestrutura das escolas, formação e reconhecimento dos profissionais indígenas da educação, o acesso e permanência dos estudantes nos espaços de ensino e a garantia de direitos fundamentais reconhecidos na constituição para uma educação diferenciada, passando também por questões mais específicas como o apoio na implementação de currículos interculturais que valorizem espaços e formatos não formais de educação, dos saberes ancestrais e o conhecimento dos anciãos.
A partir da percepção dessa realidade, o Fundo Casa acredita que comunidades e organizações da sociedade civil podem contribuir na melhoria e – em alguns casos – na construção de uma educação aliada aos povos indígenas, considerando e respeitando toda a relação etnocultural que envolve este tema, diminuindo as distâncias que hoje os cercam. Essa chamada de projetos pretende ser uma contribuição para diminuir as distâncias e apoiar as organizações indígenas na superação dos desafios para uma educação mais equitativa.
Serão apoiados até 15 projetos com valor máximo de R$50 mil cada, totalizando um investimento de R$750 mil. O prazo para envio dos projetos vai de 01 de junho a 27 de julho de 2023. A divulgação dos projetos selecionados está prevista para 31 de agosto de 2023.
Clique aqui para conferir a chamada completa e saiba como inscrever seu projeto.