06.03.2023

Fundo Casa lança nova publicação sobre a atuação de grupos liderados por mulheres na América do Sul

Já está disponível a segunda publicação da série “Mulheres Potentes: Atuação De Grupos Na Agenda Socioambiental”. A primeira publicação, lançada em 2021, trouxe com detalhes a história da atuação do Fundo Casa na América do Sul e os primeiros 5 anos de parceria entre Fundo Casa e Aliança GAGGA, uma aliança global que apoia projetos que possuem intersecção entre as temáticas ambientais e a justiça de gênero. A nova publicação foca em transformações e impactos, por meio de análises de dados obtidos dos 117 projetos apoiados pelo Fundo Casa em 4 países – Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai – entre 2016 e 2020. 

Segundo Vanessa Purper, Gestora de Programas do Fundo Casa que acompanhou os projetos, “os apoios contínuos e estrategicamente interconectados nos territórios tem um grande potencial de trazer benefícios para as relações sociais e comunitárias e fortalecer as ações das mulheres que atuam na defesa do ambiente e da vida. Esse estudo traz dados que comprovam isso.”

Trecho da publicação “Mulheres Potentes: Atuação De Grupos Na Agenda Socioambiental – Transformações e Impactos”.

A avaliação demonstra o potencial de transformação das comunidades a partir do empoderamento das mulheres. Os dados indicam que houveram impactos potentes não apenas na transformação pessoal e profissional e na reverberação das vozes das mulheres, mas também nas mudanças organizacionais e alcances das ações das organizações em que atuam, e, finalmente, houveram resultados em incidência junto às autoridades locais dos territórios em que atuam. 

Para as mulheres que participaram das iniciativas apoiadas, os principais resultados conquistados foram o aumento na visibilidade das organizações junto às suas comunidades e autoridades locais, fortalecimento das redes de contatos, interações e alianças entre os grupos, aumento da capacidade de liderança e comunicação com outros atores e o empoderamento das organizações e dos seus integrantes, que foram fortalecidos para a formulação e execução de propostas e projetos, gestão e manejo de recursos.

Para Vanessa, “além de apoiar financeiramente a execução de projetos liderados por mulheres defensoras do ambiente, a missão do Fundo Casa também inclui fortalecer a atuação e o alcance das ações dessas mulheres. A publicação Mulheres Potentes mostra onde e como os apoios recebidos trouxeram transformações.”

Trecho da publicação “Mulheres Potentes: Atuação De Grupos Na Agenda Socioambiental – Transformações e Impactos”.

A publicação “Mulheres Potentes: Atuação De Grupos Na Agenda Socioambiental – Transformações e Impactos” está disponível em 3 idiomas, português, espanhol e inglês e pode ser acessada gratuitamente clicando no link abaixo.

 

Acesse aqui .

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade