09.11.2022

Fundo Casa Socioambiental lança publicação “Guardiões das Florestas – Financiamento para a Resiliência Climática” na COP27

Fundo Casa lança a publicação Guardiões das Florestas – Financiamento para a Resiliência Climática, no evento “#PhilanthropyForClimate: Um movimento da Filantropia Global em resposta à crise climática ” durante a COP 27, em Sharm El-Sheikh, no Egito. No evento foram discutidas lições e oportunidades para atuação mais robusta de entidades filantrópicas no apoio às comunidades florestais em biomas críticos para o equilíbrio climático.

A publicação traz reflexões e lições aprendidas pelo Fundo Casa Socioambiental no apoio direto a organizações locais e tradicionais e como estes apoios estão conectados às importantes estratégias de preservação das florestas em pé e manutenção do clima. 

“A gente foi desenvolvendo uma metodologia contrária à lógica da filantropia convencional, mapeamos o que as pessoas estavam precisando e criamos uma estrutura que fosse capaz de responder na rapidez, na eficiência, na flexibilidade, no cuidado, no carinho e na confiança, porque é isso que as pessoas que não tiveram acesso às ferramentas precisam para que elas possam fortalecer as suas instituições, é o que precisam para começar” relata Maria Amália Souza, fundadora e diretora de desenvolvimento estratégico do Fundo Casa. 

Amália conta que a publicação é uma tradução da atuação do Fundo Casa durante quase duas décadas de trabalhos captando recursos e fazendo com que os recursos cheguem nas mãos de quem realmente precisa para desenvolver trabalhos sérios nos seus territórios. Pessoas que são quem, verdadeiramente, salvaguardam suas terras e as florestas. “Com mais comunidades sendo beneficiadas com volumes de recursos que elas são capazes de absorver do começo até o momento que elas seguem. Esse é o objetivo, não criar dependência, mas criar a musculatura da democracia”. 

As experiências traduzidas na publicação já foram compartilhadas com ativistas socioambientais para que novos Fundos se consolidassem na Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Moçambique. Estes, junto a outros Fundos mais antigos, dão origem a Alianza Socioambiental Fondos del Sur. Com uma estrutura robusta, a Alianza tem o objetivo de aterrizar volumes consideráveis de recursos e fazer chegar na mão das pessoas que estão protegendo seus territórios. 

A publicação Guardiões das Florestas – Financiamento para a Resiliência Climática já pode ser acessada em suas versões em inglês e português.

 

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade