I Convocatória de Projetos Programa CASA Amazônia – 2019
Prazo para envio dos projetos: 11 de março a 10 de abril de 2019
Publicação dos resultados: 03 de maio de 2019
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, abundante em recursos naturais, com enorme diversidade biológica e cultural que se manifesta nos modos de vida de suas populações tradicionais.
Um importante bioma que influencia diretamente o regime de chuvas em toda América do Sul e armazena bilhões de toneladas de carbono que é liberado nos desmatamentos na forma de dióxido de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa que afeta o clima em todo o mundo. A manutenção da floresta é fundamental para a estabilidade do clima global e para o abastecimento de água doce para o consumo da população de todo o país, além da agricultura, indústria e pecuária.
É também a floresta com maior biodiversidade do mundo, com grande parte das espécies ainda desconhecidas por cientistas, com imenso potencial medicinal, cosmético entre outros; abriga agentes polinizadores, dos quais depende a produção de alimentos, além de uma infinidade de produtos florestais não madeireiros com valor comercial.
Os povos indígenas e comunidades tradicionais são verdadeiros cuidadores da floresta, protegendo os recursos naturais dos quais dependem para viver. Com sua vasta experiência de convívio com o ambiente detêm um imensurável conhecimento dos recursos florestais e podem contribuir para uma relação mais harmoniosa com o planeta.
Para tanto, é fundamental garantir as condições necessárias para que estas comunidades tradicionais nela residentes possam continuar manejando seus territórios com suas técnicas compatíveis e tradições ambientalmente adaptadas.
Convocatória
O Fundo CASA informa a abertura da primeira convocatória 2019 do seu Programa CASA Amazônia, com foco em projetos que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades que vivem em territórios nas Bacias do Rio Tapajós e Bacia do Rio Madeira com iniciativas sustentáveis e que contribuam com a preservação do bioma amazônico. O Fundo Socioambiental CASA estará selecionando propostas que possam contribuir para:
- Consolidação de Pequenos Negócios Sustentáveis – atividades para a consolidação da geração de renda aliada à conservação florestal em cadeias produtivas promissoras (agroecologia, mudas e rede de sementes, óleos vegetais e essenciais, meliponicultura, piscicultura, poupa de frutas, castanhas, turismo de base comunitária, artesanatos da floresta etc.), incluindo a consolidação de indústrias caseiras, discussão sobre fundos comunitários, feiras, protocolos de coleta, protocolos de comercialização, entre outros;
- Participação em Políticas Públicas – Elaboração de Protocolos de Consulta, realização de Assembleias, planos de gestão de recursos hídricos/bacias hidrográficas, planos de gestão territorial (inclusive manejo de áreas protegidas, desenvolvimento local sustentável), entre outros.
- Infraestrutura Sustentável em Comunidades – Acesso a água, saneamento, energia renovável, entre outros;
- Ações transversais – Fortalecimento da Atuação das Mulheres, construção de Capacidades, etc.
Projetos voltados para elaboração de protocolos de consulta e planos de gestão territorial como parte do eixo de ‘participação de políticas públicas’ serão priorizados, bem como aqueles que possuírem lideranças mulheres.
Serão apoiados até 44 projetos
Área de atuação: Bacia do Rio Tapajós (incluindo as sub-bacias dos rios Juruena e Teles Pires) e Bacia do Rio Madeira, no território brasileiro.
Valor: Serão apoiados projetos de no máximo R$ 36.000,00 (Trinta e seis mil reais)
Liberação dos Recursos: Após a aprovação do projeto, será liberado 50% do valor aprovado, após aprovação do relatório parcial 40% e após prestação de contas final o valor referente aos 10%.
Organizações que são elegíveis para pleitear o recurso
- Organizações socioambientais de base comunitária sem fins de lucro;
- Pequenas e médias organizações socioambientais ativas e com orçamento anual de, no máximo, R$100.000,00;
- Grupos que monitorem a formulação de políticas públicas, a mobilização social e a conexão de trabalhos locais e nacionais;
- Lideranças e organizações-chave para o desenvolvimento socioambiental;
- Grupos, coletivos, associações de pessoas, ressaltando-se que os repasses são realizados apenas para PJ sem fins lucrativos;
- Organizações que trabalhem coletivamente em redes, fóruns, consórcios e alianças;
- Grupos com a participação de jovens para a formação de novas lideranças;
- Grupos socioambientais que com forte enfoque em equilíbrio de gênero;
Critérios analisados no processo de seleção:
- Aderência às linhas de apoio do edital e Bacias-foco;
- Consistência da proposta;
- Capacidade institucional para execução das atividades;
- Grau de participação da comunidade na concepção e desenvolvimento do projeto;
- Participação de jovens e equilíbrio de gênero;
- Possibilidade de replicação da proposta em outras comunidades;
- Coerência entre objetivos, atividades e orçamento;
- Projetos que contribuam no desenvolvimento da missão da organização, das redes ou dos movimentos sociais e ambientais;
- Relevância Socioambiental;
- Potencial para impacto estratégico.
Estratégias que valorizamos na proposta:
- Valorização e promoção de modos de vida sustentáveis;
- Ampliação das vozes locais para controle social na elaboração e implementação de políticas públicas;
- Sinergias e inovações que criem conexões regionais e nacionais;
- Formação e construção de capacidades que ampliem as iniciativas e projetos das organizações sociais;
As propostas devem ser enviadas pelo formulário em arquivo Word.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FORMULÁRIO.
Os projetos deverão ser enviados para o e-mail: amazonia@casa.org.br.
Pedimos que quando houver contrapartida, estas sejam apresentadas no formulário, mesmo que seja em bens e serviços.