24.02.2017

Pequenos apoios e grandes impactos – APAPAIS

Qual o tamanho do impacto de um projeto de R$ 30 mil? Para alguns, este recurso pode parecer pequeno, mas o Fundo Socioambiental CASA acredita que este pequeno apoio pode fazer uma grande diferença. O projeto realizado pela APAPAIS (Associação dos Pequenos Agricultores e Pescadores Assentados do Imóvel Sabiaguaba) em Caetanos de Cima, nos mostra isso.

Comunidade de Caetanos de Cima – Foto: Attilio Zolin

Caetanos de Cima é uma das três comunidades do Assentamento Sabiaguaba em Amontada – CE, formada basicamente por pescadores artesanais e agricultures que trabalham com produção orgânica. De uns anos pra cá, o Turismo comunitário também vem ganhando importância e recebe apoio local da Rede Tucum. O grande destaque é a tranquilidade de um local bem preservado, com incríveis dunas de areia que escondem lagos de água doce e praias paradisíacas. A culinária local é um atrativo a parte.

As belas dunas de Caetanos de Cima sempre acompanhadas por lagos de água doce. Foto: Attilio Zolin

As belas dunas de Caetanos de Cima sempre acompanhadas por lagos de água doce. Foto: Attilio Zolin

Um elemento que não falta no cardápio local é a mandioca e seus vários derivados. A tapioca quentinha de manhã, farinhas de diferentes tipo, mandioca cozida ou frita, ela sempre está na mesa. Mas para produzir essas delícias é preciso uma “casa de farinha”, o local adequado para processar e transformar a mandioca em seus derivados. Este foi o objeto do apoio recebido pela APAPAIS, que contou com a parceria do Instituto Terra Mar e Rede Tucum.

Fazer farinha e goma são atividades tradicionais, mas a comunidade não possuía um espaço adequado para isso. Os moradores antes precisavam pagar para utilizar outras casas de farinha.

“A gente tinha que pagar uma renda muito alta ou então se deslocar pro outro lado do assentamento. A casa de farinha comunitária mais próxima fica a 4km de distância, o que não incentivava mais as pessoas a plantar mandioca”, nos explica Francisco Valyres de Souza, ex-presidente da associação.

Francisco Valyres de Souza, ex-presidente da APAPAIS, na casa de farinha construída pela APAPAIS. Foto: Attilio Zolin

Francisco Valyres de Souza, ex-presidente da APAPAIS, na casa de farinha construída pela APAPAIS. Foto: Attilio Zolin

O valor do apoio concedido não era o suficiente para a construção da casa de farinha, mas a comunidade se uniu e através da cooperação foi possível realizar o projeto. Os moradores se revesaram nos trabalhos de construção e muitos doaram materiais. O resultado foi uma casa de farinha muito maior do que o previsto, a maior de toda a região.

Muitos jovens que nunca haviam participado do processo da fabricação da farinha, hoje já participam e ajudam os pais nesta tarefa, garantindo que a tradição sobreviva e que as famílias continuem a se alimentar de acordo com as tradições locais. Um pequeno projeto, mas que despertou mais uma vez a união na comunidade de Caetanos de Cima, que já possui planos para um possível novo apoio: a reforma da casa dos pescadores.

Vista externa da casa de farinha construída pela APAPAIS com apoio do Fundo Socioambiental CASA.

Vista externa da casa de farinha construída pela APAPAIS com apoio do Fundo Socioambiental CASA.

Quando pergunto a Valyres qual a importância de um “pequeno” projeto para a comunidade ele me explica: “Os pequenos projetos em nossa comunidade tem sido de mais relevância do que os grandes projetos. Pra outros pode parecer um valor pequeno, mas para essa comunidade isso é um projeto muito grande. Não é o valor de um projeto que diz o quanto ele vale, e sim o significado que ele traz para a comunidade”.

A história deste projeto também será contada no documentário “Geração de Renda com Sustentabilidade” que será lançado no próximo mês aqui no www.casa.org.br e em todas nossas mídias. Para não perder CLIQUE AQUI e inscreva-se em nossa lista de e-mails.

O projeto da casa de farinha faz parte do Programa Fortalecimento de Comunidades na Busca Pela Sustentabilidade e é uma parceria entre Fundo Socioambiental CASA e Fundo Socioambiental CAIXA.

Lagos e ao fundo geradores eólicos.

Lagos e ao fundo geradores eólicos.

Valyres, sua esposa Ana Lima e filhos.

Valyres, sua esposa Ana Lima e filhos.

Embarcação dos pescadores.

Embarcação dos pescadores.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade