Áreas de Atuação

Entenda quais são as temáticas mais apoiadas pelo Fundo Casa e a distribuição dos recursos entre estes diferentes temas.

Os temas “impacto de infraestrutura”, “cidades sustentáveis” e “consumo e produção sustentáveis” são as áreas às quais mais direcionamos recursos. Isso porque estão diretamente ligadas às linhas programáticas prioritárias institucionais vinculadas aos Programas Casa Sul-Americano, Casa Amazônia e Casa Cidades. Por sua vez, “defesa de direitos” e “conservação ambiental” representam linhas de atuação transversais dos projetos apoiados ao longo dos anos e também se destacam.

FONTE. Fundo Casa Socioambiental, 2019.
PERÍODO DE APURAÇÃO. 2013 a 2018.

Quantidade de Projetos

Valor das doações em
dólares (U$)

| 1 |  Ordenamento Territorial | 2 |  Mobilidade Ativa | 3 |  Mudanças Climáticas | 4 |  Políticas públicas | 5 |  Fortalecimento Institucional Comunitário | 6 |  Saneamento ambiental | 7 |  Soluções em energia | 8 |  Participação Social | 9 |  Recursos hídricos | 10 |  Conservação ambiental | 11 |  Defesa de direitos | 12 |  Consumo e produção sustentável | 13 |  Cidades sustentáveis | 14 |  Impacto de infraestrutura

PROTEÇÃO AMBIENTAL E DA BIODIVERSIDADE

A América do Sul possui uma grande variedade de biomas que vão da maior floresta do mundo na Amazônia aos campos gelados da Patagônia. Mas todos eles possuem uma coisa em comum: são constantemente ameaçados pelo interesse da indústria extrativista em escala global. A mineração, extração de petróleo, agronegócio, desmatamento, inundações para construção de hidrelétricas e obras feitas de forma irregular e sem planejamento ameaçam a biodiversidade e aqueles que tradicionalmente vivem em harmonia com seus territórios tradicionais por séculos. O Fundo Casa apoia iniciativas de organizações locais que monitoram obras e projetos em andamento com o objetivo de garantir que os direitos das populações tradicionais sejam respeitados.

DEFESA DE DIREITOS

Segundo a Convenção 169 da OIT, da qual o Brasil e outros países da América do Sul são signatários, todos os povos indígenas e tradicionais possuem o direito de serem consultados para darem ou não seu Consentimento Livre, Prévio e Informado, antes de serem tomadas decisões que afetem seus direitos territoriais e modos de vida. Mas não é bem assim que vem acontecendo nas construções de grandes empreendimento de infraestrutura e energia por toda a América do Sul, em especial grandes hidrelétricas, portos, estradas, gasodutos, e outros. O Fundo Casa apoia alianças e fóruns que se organizam para defender os direitos de comunidades que estão em situação de risco, tendo seus direitos fundamentais desrespeitados.

AGRICULTURA FAMILIAR E AGROECOLOGIA

A Agricultura Familiar e a Agroecologia são soluções sustentáveis que garantem a produção de alimentos saudáveis envolvendo questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas. Seja nas zonas rurais ou até mesmo no meio das grandes regiões metropolitanas, o Fundo Casa apoia iniciativas de comunidades que escolhem produzir alimentos de verdade dentro de uma perspectiva ecológica.

POPULAÇÕES TRADICIONAIS

As populações tradicionais indígenas, quilombolas, ribeirinhas, pescadores artesanais e muitas outras, são caracterizadas por serem populações que há centenas, ou até mesmo milhares de anos, vivem em uma harmoniosa comunhão com o meio ambiente à sua volta. Estas comunidades possuem uma enorme sabedoria e valores culturais inestimáveis, mas tudo isso é ameaçado constantemente. Através de uma grande Rede de Parceiros, o Fundo Casa Socioambiental consegue apoiar projetos de diversas populações tradicionais da América do Sul, tanto para a proteção de seus direitos frente às grandes ameaças que os assolam, como para o fortalecimento da autonomia econômica e cultural de suas comunidades.

CIDADES SUSTENTÁVEIS

As cidades são territórios complexos, nos quais problemas como desigualdade e exclusão social, poluição dos mais diversos tipos, mobilidade e mudanças climáticas ficam bastante evidentes, impactando diretamente a vida de milhões de pessoas. O Fundo Casa possui um programa específico para o apoio a iniciativas em ambientes urbanos, o Casa Cidades. Este programa tem como objetivo estimular ações de grupos locais, trabalho em rede e a troca de experiências de boas iniciativas e, com isso, contribuir para a autonomia dos grupos de base e para a construção de cidades mais democráticas, inclusivas e sustentáveis.

MULHERES DEFENSORAS AMBIENTAIS

O Fundo Casa criou uma aliança com todos os fundos de mulheres da América do Sul para apoiar Mulheres Defensoras do Meio Ambiente. Investimos em mulheres que lutam para defender seus direitos, e o de suas comunidades, de proteger seus territórios, manter suas culturas, e melhorar as condições de vida num ambiente saudável, estejam elas nas florestas, no campo ou nas cidades. As mulheres também possuem um lugar de destaque no público beneficiado pelos projetos apoiados pelo Fundo Casa, representando 68% deste público.

PRESERVAÇÃO DE NASCENTES, RIOS E MATAS

Em tempos de mudanças climáticas, cuidar das fontes de água doce é uma missão fundamental. A falta de água já não é mais uma previsão para o futuro, é uma realidade do presente, e o desmatamento é diretamente ligado a este problema. O Fundo Casa apóia projetos que trabalham na proteção de nascentes, rios e matas.

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES

Incentivar o desenvolvimento comunitário é uma forma de estimular a sustentabilidade financeira e ambiental das comunidades que vivem de forma tradicional. O turismo comunitário é um bom exemplo de como uma comunidade pode compartilhar com o resto do mundo a sua cultura e seu modo de viver, gerando renda de forma sustentável e resgatando o orgulho e o pertencimento.

FORTALECENDO ORGANIZAÇÕES E APOIANDO LIDERANÇAS

O Fundo Casa trabalha para fortalecer a democracia, aumentando o alcance da voz e a capacidade de articulação de grupos comunitários e associações que trabalham não só com mecanismos de participação política, mas também com as estratégias que permitam a criação de influência crítica, além de monitorar e questionar as políticas públicas. Apoiamos entidades que propõem e demonstram a viabilidade de alternativas às políticas existentes.

ENERGIAS RENOVÁVEIS

O Fundo Casa apoia projetos que estimulam a popularização de tecnologias e equipamentos que permitam que mais pessoas tenham acesso a fontes de energia limpa e renovável. Além do apoio a organizações que trabalham no debate sobre as atuais políticas públicas em relação às energias renováveis, o Fundo Casa também apoia a implementação de pequenos sistemas de energia fotovoltaica, seja na Amazônia, no semi-árido nordestino ou até mesmo nas grandes cidades. Estes projetos possuem o objetivo de popularizar e desmistificar a tecnologia além de proporcionar capacitação da comunidade para a manutenção dos equipamentos. A construção de biodigestores também é um tema apoiado pelo Fundo Casa em seus programas como uma solução de energia renovável.

IMPACTOS DE MUDANÇA CLIMÁTICA

A melhor forma de combater as mudanças climáticas é garantir que as florestas continuem em pé e para isso é necessário garantir que as populações tradicionais tenham condições de enfrentar todos os desafios que os cercam. Estas populações são as verdadeiras guardiãs das florestas e consequentemente responsáveis pela manutenção do clima no planeta. O Fundo Casa também fornece apoio a projetos que lidam diretamente com os impactos de mudanças climáticas, seja em situações de adaptação, regeneração e resiliência, de forma mais simples e educativa para a concessão dos apoios, ou para projetos preventivos.

QUER AJUDAR?

Doe e junte-se a nós

DOE AGORA

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade