REDES

O Fundo Casa é co-fundador da Rede Comuá, um espaço que reúne fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) independentes, que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário. Apoiar com recursos financeiros iniciativas da sociedade civil lideradas por minorias políticas é uma estratégia chave para a promoção e construção de agendas voltadas para o reconhecimento e defesa de direitos, e, portanto, para o fortalecimento da democracia brasileira. A Rede busca fortalecer a capacidade de atuação conjunta dos seus membros potencializando seu papel nos processos de transformação social, nas ações de incidência, dando visibilidade às suas ações tanto no campo da filantropia como na esfera pública.

 Acesse: www.redecomua.org.br 

Alianza Socioambiental Fondos del SurSocio-Environmental Funds of the Global South é uma nova iniciativa que reúne os fundos socioambientais independentes de todo o mundo, fundados e liderados localmente. Cada Fundo local foi criado por socioambientalistas locais que acreditam que a única maneira de proteger nosso planeta é disponibilizar recursos oportunos para apoiar organizações locais de base que enfrentam o impacto negativo da devastação ambiental e, ao mesmo tempo, propor alternativas sustentáveis para proteger os direitos e territórios das comunidades em todos os ecossistemas.

 

A Alianza reúne fundos socioambientais de longa data como o Fundo Casa Socioambiental no Brasil, Fondo Acción Solidaria no México, Fondo Tierra Viva na América Central e o Instituto Samdhana no Sudeste Asiático, com fundos recentemente lançados como Fundación Semilla na Bolívia, Fondo Socioambiental Peru no Peru, Emerger Fondo Socioambiental na Colômbia, Fondo Ñeque no Equador, e Fundo Tindzila em Moçambique. O que eles têm em comum é que esses fundos ativistas pertencem aos territórios e lutas que eles se propõem a apoiar. Eles entendem como as populações mais vulneráveis ​​que enfrentam os desafios ambientais em seus próprios países e regiões, que são também as mais excluídas, têm seus direitos constantemente violados e são, em sua maioria, invisíveis à filantropia.

Acesse: www.alianzafondosdelsur.org

Redes e relações na filantropia:

Human Rights Funders Network
hrfn.org

Edge Funders Alliance
edgefunders.org

International Funders
for Indigenous peoples
internationalfunders.org

GIFE - Grupo de Institutos
Fundações e Empresas
gife.org.br

QUER AJUDAR?

Doe e junte-se a nós

DOE AGORA

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade