Fundo Casa abre chamada com foco em projetos para fortalecer a autonomia e resiliência dos povos das florestas
A chamada Amazônia Viva apoiará organizações indígenas, quilombolas e extrativistas na Amazônia brasileira. As inscrições vão até 03/05/24.
Com o objetivo apoiar projetos de organizações locais de comunidades indígenas, territórios quilombolas e populações extrativistas da Amazônia brasileira, o Fundo Casa abre a chamada: “Amazônia Viva – Fortalecendo a Autonomia e Resiliência dos Povos da Floresta – Fortalecimento institucional, economia da sociobiodiversidade e proteção territorial”.
A chamada busca apoiar e fortalecer iniciativas dos povos da floresta com foco em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e a preservação da floresta em pé, ao mesmo tempo em que valorizam os costumes e os modos de vida tradicionais dessas comunidades.
São 3 diferentes linhas de apoio e os projetos devem se enquadrar em uma ou mais, são elas: Fortalecimento Institucional, Fortalecimento das Ações para a Governança Territorial e Desenvolvimento da Economia da Sociobiodiversidade. Serão apoiados até 52 projetos de até R$50.000,00 cada, totalizando R$2.6 milhões em doações diretas às organizações.
São territórios prioritários para esta chamada as seguintes regiões: Reserva Extrativista Chico Mendes e entorno, região Sul do Amazonas, Rodovia BR 319, Rodovia BR 174, Terra Indígena Yanomami e região do Rio Tapajós, devido às pressões externas que vem sofrendo e a tendência de aumento de desmatamento. Além de duas regiões com importante integridade ambiental: região do Rio Negro e região do Vale do Javari e entorno.
O período de recebimento das propostas será de 20 de março a 03 de maio de 2024.
Clique aqui para conferir a chamada completa.
Oficina Tira Dúvidas
Para os interessados em inscrever projetos na chamada, será realizada uma Oficina Tira Dúvidas, no dia 11 de abril, às 10h (horário de Brasília).