20.03.2024

Fundo Casa abre chamada com foco em projetos para fortalecer a autonomia e resiliência dos povos das florestas

A chamada Amazônia Viva apoiará organizações indígenas, quilombolas e extrativistas na Amazônia brasileira. As inscrições vão até 03/05/24.

Com o objetivo apoiar projetos de organizações locais de comunidades indígenas, territórios quilombolas e populações extrativistas da Amazônia brasileira, o Fundo Casa abre a chamada: “Amazônia Viva – Fortalecendo a Autonomia e Resiliência dos Povos da Floresta – Fortalecimento institucional, economia da sociobiodiversidade e proteção territorial”.

A chamada busca apoiar e fortalecer iniciativas dos povos da floresta com foco em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e a preservação da floresta em pé, ao mesmo tempo em que valorizam os costumes e os modos de vida tradicionais dessas comunidades.

São 3 diferentes linhas de apoio e os projetos devem se enquadrar em uma ou mais, são elas: Fortalecimento Institucional, Fortalecimento das Ações para a Governança Territorial e Desenvolvimento da Economia da Sociobiodiversidade. Serão apoiados até 52 projetos de até R$50.000,00 cada, totalizando R$2.6 milhões em doações diretas às organizações.

São territórios prioritários para esta chamada as seguintes regiões: Reserva Extrativista Chico Mendes e entorno, região Sul do Amazonas, Rodovia BR 319, Rodovia BR 174, Terra Indígena Yanomami e região do Rio Tapajós, devido às pressões externas que vem sofrendo e a tendência de aumento de desmatamento. Além de duas regiões com importante integridade ambiental: região do Rio Negro e região do Vale do Javari e entorno.

O período de recebimento das propostas será de 20 de março a 03 de maio de 2024.

Clique aqui para conferir a chamada completa. 

Oficina Tira Dúvidas

Para os interessados em inscrever projetos na chamada, será realizada uma Oficina Tira Dúvidas, no dia 11 de abril, às 10h (horário de Brasília). 

Clique aqui e inscreva-se para participar da oficina.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade