07.06.2024

Rede Comuá lança publicação sobre filantropia e comunicação comunitária

O fortalecimento do jornalismo local e de iniciativas de comunicação comunitária é um caminho importante e fundamental para o desenvolvimento das comunidades e para a defesa da democracia.

Partindo desse princípio, a Rede Comuá lança, em 20/06, a publicação Filantropia e comunicação comunitária: caminhos para o fortalecimento da comunicação por direitos no contexto da sociedade civil no Brasil.

De autoria de Diego Cotta e Renata Saavedra e construída em diálogo com a Rede Comuá, a publicação busca analisar o cenário de apoio a esse tema, em especial a relação entre essas mídias e a filantropia comunitária no Brasil, visando entender como esses dois ecossistemas podem expandir suas parcerias e alavancar um ao outro.

É voltado principalmente para financiadores, praticantes da filantropia comunitária e de justiça socioambiental que ainda não atuam diretamente com o tema da comunicação comunitária, mas reconhecem sua importância e tem abertura para pensar caminhos de atuação nessa agenda.

A intenção da Rede Comuá é que estas reflexões possam inspirar novas ações, práticas e alianças em prol do fortalecimento da comunicação de base comunitária democrática e libertadora.

O lançamento acontecerá no dia 20/06 (quinta-feira), das 10h às 12h (horário de Brasília), em um webinário, e contará com as seguintes participações:

Graciela Hopstein – diretora executiva da Rede Comuá. Possui mestrado em Educação pela UFF e doutorado em Política Social. É consultora, professora e pesquisadora na área social, e autora de artigos e livros sobre políticas públicas, movimentos sociais e filantropia.

Rodrigo Savazoni – escritor, pesquisador e gestor de iniciativas sociais, atualmente, é diretor associado do Instituto Procomum e coordena em Brasília a criação do projeto Casa Comum. Sua obra transita por diferentes gêneros, da poesia ao pensamento contemporâneo. Lançado em 2024, “O comum na Encruzilhada (OCA)” é seu trabalho mais recente.

Tony Marloneducador e comunicador popular, atua como facilitador de grupos e designer de estratégias de comunicação. Colunista UOL, é consultor para ações de impacto e responsabilidade social. As periferias são o seu ponto de partida e chegada. Em tudo. Faz parte da Coalizão de Mídias Periférica, Favelada, Quilombola e Indigena.

Rodrigo Montaldi especialista em Gestão Ambiental pela UNESP, desde 2002 atua na gestão de projetos socioambientais em comunidades periféricas no entorno de Unidades de Conservação. Atualmente é gestor de programas no Fundo Casa Socioambiental, estando à frente do Programa de Defensoras e Defensores de Meio Ambiente e Justiça Climática, bem como em chamadas públicas de projetos nas agendas de Comunicação Comunitária, Pesca Artesanal, Defesa de direitos e Defensores Ambientais.

Mônica Nóbrega – coordenadora de Comunicação do Fundo Brasil de Direitos Humanos. É jornalista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), geógrafa e mestranda em geografia urbana pela Universidade de São Paulo (USP).

Diego Cotta – pesquisador e jornalista com foco em segurança alimentar, sexualidade, raça e populações em situação de vulnerabilidade, é coordenador de Comunicação da ONG Ação da Cidadania e Fellow ID_BR 2024 – Instituto Identidades do Brasil.

Renata Saavedra – pesquisadora e jornalista com foco em gênero, direitos humanos e filantropia feminista para a justiça social, colabora com organizações que trabalham pela equidade e pelo fortalecimento da sociedade civil e da democracia, como ActionAid, WINGS, Fundo ELAS+, Rede Comuá, Wellspring, Co-Impact, entre outras.

⭐️ Para participar é preciso se inscrever até 17/06: https://bit.ly/comunicacaocomunitaria



NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade