Equipe

Cristina Orpheo

Diretora Executiva

Cristina é formada em Administração com ênfase no terceiro setor, com especialização em gestão de projetos sociais, terceiro setor, gestão financeira e gestão ambiental. Com 20 anos de experiência em desenvolvimento e gestão de projetos, planejamento estratégico e mobilização de recursos. Desde o ano de 2011 liderando o crescimento do Fundo Casa. Sob sua liderança, o Fundo Casa triplicou sua capacidade de doação, construiu uma sólida estrutura institucional e financeira para fazer parte de parcerias e alianças maiores, aumentando significativamente sua capacidade de apoiar comunidades tradicionais e locais, protegendo os principais biomas do Brasil. Orpheo tem sido uma forte presença no fortalecimento do campo filantrópico brasileiro e seu relacionamento com importantes parcerias nacionais e internacionais.

Maria Amália Souza

Fundadora • Alianças e Parcerias Estratégicas

Amália se dedica a desenhar estratégias sistêmicas para assegurar que recursos filantrópicos cheguem aos grupos de base comunitária mais excluídos e vulneráveis. Ela é membro-fundadora da Rede Comuá de Filantropia para Justiça Social e lidera a participação do Fundo Casa em várias coalizões internacionais de fundos/fundações filantrópicas. Seus 37+ anos de carreira profissional incluem posições como Diretora de Membros da Associação para o Progresso das Comunicações, Diretora de Comunicações Internacionais da União das Nações Indígenas, e Coordenadora do Conselho Brasileiro da Global Greengrants Fund. Ela também trabalhou com ONGs internacionais, prestou consultorias para empresas em suas avaliações de investimento social, e se engajou em parcerias com redes globais. Faz parte do Conselho Diretor da AIDA-Asociación Interamericana para la Defensa del Ambiente, integra o Comitê Coordenador da Human Rights Funders Network desde 2017 e é parte do Philanthropy Together Braintrust group. Amália é graduada em Serviços e Desenvolvimento Internacional com foco em Estudos Internacionais de Meio Ambiente pela World College West (Califórnia), Donnella Meadows Leadership Fellows Program (Sustainability Fellows Network), e tem treinamento em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro. Amália milita no campo da Filantropia nacional e internacional, compartilhando o conhecimento gerado pelo Fundo Casa em 19 anos de apoio direto às comunidades locais, mobilizando e engajando o campo da filantropia para o financiamento chegar aos guardiões dos mais importantes biomas planetários.

Taila Wengrzynek

Coordenadora de Finanças

Taila G. Wengrzynek é formada em Administração pela Faculdade Anhanguera Educacional e contabilista com registro no CRC pelo curso técnico no Centro Paula Souza. Atualmente cursa pós-graduação em Psicologia Positiva, Gestão de Pessoas e Saúde no Trabalho pela USP. Já trabalhou em empresas privadas como a Caixa Econômica Federal, e Neimafer Contabilidade como assistente contábil. Dentro do Fundo Casa, desde 2014, coordena a equipe de administração e finanças, realiza a gestão financeira e administrativa, coordena auditorias externas e realiza todo o processo de due diligence do Fundo Casa junto a financiadores e auditores, bem como relatórios de prestação de contas.

MAHA AKAMINE

Assistente Executiva

Possui formação em Engenharia Civil e experiência em administração e gestão de projetos, com mais de oito anos trabalhando com grupos de base e movimentos sociais no na América do Sul, com maior foco no Brasil. Na Thousand Currents, desempenhou o papel de Coordenadora do Fundo Buen Vivir, onde adquiriu conhecimentos em gestão de investimentos, implementação de estratégias de longo prazo, finanças e manutenção de base de dados, trabalhando diretamente com organizações filantrópicas e de base em diversas regiões, incluindo América Latina, África e Sudeste Asiático. Atualmente, Maha Akamine é Assistente Executiva no Fundo Casa Socioambiental, onde mantém o compromisso com causas socioambientais.

RODRIGO MOREIRA

Gestor de Operações Institucionais

Com uma carreira desenvolvida a partir de diversas áreas de estudo, iniciou sua formação na área de Tecnologia da Informação, graduou-se em Engenharia Civil e, posteriormente, em Gestão Ambiental. Além disso, especializou-se em Geoprocessamento, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Industrialização, Urbanismo e Meio Ambiente. Além disso, possui formações complementares em áreas como Mudanças Climáticas (África), Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (China), Planejamento e Execução de Convênios, Licitações Públicas, Gestão Técnica e Financeira de Projetos, e Liderança e Gestão de Projetos.
Atualmente, é mestrando em Planejamento Urbano, complementando sua base acadêmica.
Após 14 anos de experiência na execução de projetos para Governos Federal, Estadual e Municipal, direcionou sua carreira para o terceiro setor, onde atua até hoje, incluindo consultorias para organizações nacionais e internacionais. Atualmente, trabalha no Fundo Casa Socioambiental na área de Operações Institucionais, com foco em estudos que asseguram a eficácia na utilização de recursos e na execução das propostas.

ANGELO RICARDO SOUSA CHAVES

Gestor de Programas

É Engenheiro Ambiental formado pelo Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA, técnico agrícola e técnico em Manejo de Agroflorestas formado pelo Instituto Federal do Amazonas – Campos Manaus Zona Leste - IFAM, com atuação na área ambiental desde 2005. Tem experiência com projetos socioprodutivos, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de alternativas de geração de renda para populações tradicionais na Amazônia, já trabalhou com diversas comunidades e territórios, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares no Estado do Pará e Amazonas. Acredita que as florestas bem manejadas proporcionam riquezas econômicas, sociais e ambientais aliadas ao uso e conservação dos recursos naturais e que as populações tradicionais da Amazônia precisam de oportunidades e recursos para desenvolver as tecnologias sociais necessárias para manter o bioma em equilíbrio e contribuir com a sustentabilidade do planeta.

Beatriz Cristina Roseiro

Gestora de Programas

Beatriz Roseiro é formada em Administração pelas Faculdades Integradas de Botucatu (UNIFAC) e possui especialização em Gestão e Monitoramento de Projetos Sociais pela Umanitar Academy. Com uma sólida experiência de 9 anos no setor privado, Beatriz integrou o Fundo Casa Socioambiental em 2019 e atualmente atua como Gestora de Programas. Em sua função, coordena contratos que abrangem temas como: combate a incêndios florestais e resposta a emergências climáticas, desenvolvimento de projetos produtivos e preservação da floresta em pé, entre outras iniciativas voltadas à sustentabilidade e à proteção ambiental.

Claudia Gibeli

Gestora de Programas

Claudia Gibeli Gomes, é formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro, com especialização em Ecologia (Universidade São Judas), Gestão Ambiental (Universidade de São Paulo – USP), cursou mestrado em Planejamento e Gestão do Território (Universidade Federal do ABC – UFABC) e atualmente inicia pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política. Experiência em elaboração de diagnóstico socioambiental e planejamento e gestão de projetos em programas de urbanização de assentamentos precários desde 2000. Foi consultora do PNUD no IBAMA em 2005. No Fundo Casa desde 2014, atua como Gestora de Programas e coordena contratos dentro dos temas de apoio: negócios da sociobiodiversidade, transição energética justa e inclusiva, restauração florestal e direito a cidades.

Inimá P. Lacerda

Gestora de Programas

Cientista social, gestora ambiental e mulher indígena com mais de 20 anos de experiência em projetos e parcerias com comunidades tradicionais. Sua atuação abrange o terceiro setor, empresas, órgãos governamentais e doadores internacionais. Desde 2019, atua como Gestora de Programas no Fundo Casa Socioambiental, sendo responsável pela implementação de políticas e estratégias de doações para grupos de base.
Como organizadora, publicou os livros 'Aunakî Kuwamutü' com o povo Mehinaku e 'Histórias do começo e do fim do mundo: O contato do povo Paiter Suruí', pela Editora Ikore. Durante oito anos, integrou a diretoria do Instituto das Tradições Indígenas (IDETI) e, atualmente, é membro do Conselho do Núcleo de Cultura Indígena (NCI). No Fundo Casa há 6 anos atua como Gestora de Programas e coordena contratos dentro dos temas de apoio aos direitos indígenas e governança territorial.

Maíra Lacerda

Gestora de Programas

Maíra P. Lacerda é do povo Krenak, historiadora formada na Universidade de São Paulo – USP. Sua história de vida é de convivência permanente e trabalhos em parceria com povos indígenas. Realizou a produção do projeto “Rito de Passagem” e da exposição “Etnias” junto ao Instituto das Tradições Indígenas – IDETI. Foi coordenadora geral dos três CECIs – Centro de Educação e Cultura Indígena, nas aldeias Guarani Tenondé Porã, Krukutu e Tekoa Pyaú, em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Desenvolveu, com as aldeias Guarani Tekoá Pyaú e Krukutu, o projeto “Ponto de Cultura Krukutu”, e por essa realização, foi ganhadora do Prêmio Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, em 2008. É sócia-fundadora da editora e produtora cultural Ikore. No Fundo Casa desde 2014 atua como Gestora de Programas e coordena contratos dentro dos temas de apoio: direitos indígenas, governança territorial, impacto por mega projetos e transição energética justa e inclusiva.

Regilon Matos

Gestor de Programas

Regilon Matos (Régis ) é formado Engenharia Civil pela UNINOVE, com MBA em Gestão de projetos sociais e culturais pela Anhembi Morumbi, possui 5 anos de experiências no setor privado em métodos organizacionais, análise de necessidades com vivência no Ecoturismo em Juquitiba, e com comunicação. Regis integra o movimento jovem pelo clima, e dentro do Fundo Casa atua nas questões de juventude e meio ambiente. Nos últimos 2 anos foi mobilizador de Juventudes para o Lab Jovem, programa de capacitação realizado pela Embaixada da França, é membro do Youth Sounding Board (YSB), o Comitê Consultivo da Juventude para Cooperação da União Europeia no Brasil, e Fellow das redes YCL ( Youth Climate Leaders ) e líder Climático pelo Climate Reality Project. Régis é Gestor de Programas no Fundo Casa com foco em juventudes e justiça climática.

Rodrigo Montaldi

Gestor de Programas

Especialista em Gestão Ambiental pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e em Desenvolvimento Local pela OIT/ONU (International Training Centre of the ILO). É graduado em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2002 atua na gestão de projetos socioambientais em comunidades periféricas no entorno de Unidades de Conservação. Coordenou processos de planejamento territorial urbano dentro dos eixos de turismo de base local comunitária e educação ambiental. Coordenou e participou de processos de Agenda 21, Conselhos Municipais da Cidade, de Juventude e de Meio Ambiente. Atuou como coordenador pedagógico e consultor técnico em projetos de desenvolvimento territorial e em projetos de Educomunicação e Comunicação Comunitária. Foi produtor em projetos culturais e trabalhou como repórter fotográfico em jornal diário impresso. No Fundo Casa desde o ano de 2020, atua como Gestor de Projetos e coordena Contratos dentro dos temas de apoio: fortalecimento da pesca artesanal, apoio a defensores de direitos humanos em assuntos ambientais, e comunicação comunitária & democracia.

Vanessa Ourique Purper

Gestora de Programas

Formada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e especialista em Jornalismo Digital pela mesma instituição. Lecionou nas Faculdades de Comunicação da PUC-RS e na Universidade Federal do RS (UFRGS) entre 2009 e 2015. De 2002 a 2008 trabalhou junto a redes e organizações não-governamentais com foco no uso estratégico da tecnologia, atuando nas áreas de apoio a projetos, relacionamento com stakeholders e produção de eventos. No Fundo Casa desde 2015, atua como Gestora de Programas e coordena Contratos dentro dos temas de apoio: gênero & meio ambiente no âmbito da Aliança GAGGA, emergências climáticas e fortalecimento de fundos do Sul Global.

ANA CAROLINA ARANTES

Assistente de Projetos

Bióloga, doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Desde 2013 desenvolve projetos vinculados à ONGs e universidades, em temas como produção artesanal e alimentar, gestão territorial e conflitos ambientais. Do Mato Grosso do Sul, vive há oito anos na Amazônia, atuando diretamente com agricultores familiares, indígenas e outras comunidades locais.

ANTÔNIO J. P. B. NETO

Assistente de Projetos

É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Amazonas e em Ciência Política pelo Centro Universitário Uninter. Possui especialização em Business Intelligence e Analytics pela Escola Conquer, consolidando assim uma base sólida em análise e interpretação de dados. Desde 2020, tem se dedicado à temática socioambiental, com uma trajetória marcada pela atuação em distintas organizações, com foco especial em projetos. Seu ingresso no Fundo Casa marcou um novo capítulo em sua carreira, onde tem buscado aprofundar seus conhecimentos sobre desenvolvimento econômico e sua intersecção com a filantropia. Destacam-se em sua jornada participações em eventos como a Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas e o Dia do Profissional do Clima, onde teve a oportunidade de ampliar sua visão e contribuir para o debate em torno dessas questões prementes. Além de suas atividades no Fundo Casa, Antônio dedica-se como professor voluntário na Universidade do Estado do Amazonas, compartilhando seu conhecimento e experiência com discentes.

Helen Maria

Assistente de Projetos

Helen Maria, mulher preta, natural do Maranhão, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós-graduação em Gestão de projetos sociais e culturais pela UNIFG. Possui 07 anos de experiência em elaboração e produção de projetos, além de planejamento estratégico digital e experiência no audiovisual com foco em documentário, com o objetivo de contar histórias sobre a ancestralidade preta. É sócia-proprietária da agência criativa Manguezá.

Thiarles Diego do Santos

Assistente de Projetos

Thiarles Diego dos Santos é Formado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. De 2016 a 2020 atuou com comunidades impactadas por empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Tapajós, com foco nas comunidades indígenas do baixo Teles Pires. Experiência em organização de eventos, mobilização de atores, planejamento de expedições fluviais e assessoria de projetos de pequenas associações.

Ketlyn Santos

Assistente de Projetos

Formada em Recursos Humanos e técnica em administração pela ETEC, trabalhou em empresas privadas contribuindo na resolução de problemas e melhorias de relacionamento com stakeholders, entre elas a AES Eletropaulo. Como forma de aprendizado, fez trabalho voluntário na Prefeitura Municipal de Juquitiba no setor de Recursos Humanos.

Melissa Souza

Assistente Júnior de Operações Programáticas

Melissa possui experiência no ecoturismo, recreação e atendimento ao público, formada em técnica em administração pela ETEC, cursando o 2º semestre de Sociologia na Universidade Cruzeiro do Sul. Iniciou no Fundo Casa como estagiária e hoje integra a área programática.

Janice Mello

Assistente de Finanças

Janice Mello possui experiência no setor privado e grande conhecimento em contabilidade, logística e no setor administrativo. Atualmente é discente no curso técnico em administração no Centro Paula Souza. Atualmente atua como assistente financeiro do Fundo Casa, diretamente com a Coordenadora de Finanças.

ALINE FABIANA DE CARVALHO MÜLLER

Assistente Contábil

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro, com pós-graduação em Contabilidade Tributária pela Faculdade Metropolitana e em Departamento pessoal e Compliance Trabalhista pela Faculdade Legale. Cursando Pós-graduação em Contabilidade do Terceiro Setor na Faculdade Faveni/SP. Com experiência no departamento financeiro, departamento pessoal e contabilidade em empresas privadas e consultoria em serviços contábil. Atualmente atua como na parte contábil do Fundo Casa, assessorando a Coordenadora de Finanças.

Bianca Paes Mello Landim

Assistente Administrativo

Formada em Técnica em administração pela instituição Senac , Taboão da Serra- SP , possui mais de 6 anos de experiência em empresas privada e atualmente atua como assistente administrativo do Fundo Casa.

Leandra Pereira de Sousa

Assistente Administrativo

É formada em Técnico de Administração pelo Centro Paula Sousa,(ETEC). Cursando o 3º semestre de Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra. Trabalho como assistente de administração no Fundo Casa.

Attilio Zolin

Coordenador de Comunicação

Attilio Zolin é Comunicador Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com especialização em Direção de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Desde 2012 atua desenvolvendo e implementando soluções de comunicação integrada e estratégica para o terceiro setor. Desde 2015 integra a equipe do Fundo Casa.

Denise Farias

Assessora de Comunicação

Denise Farias é formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT e em formação no MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Atuou como analista de marketing na área da educação, na assessoria de comunicação de organizações do terceiro setor e no apoio a grupos de jovens de comunidades agrícolas do Portal da Amazônia. Tem experiência e prazer em contar histórias através de dados e produção de material fotográfico e audiovisual. No Fundo Casa, desde 2022, é responsável pela gestão das redes sociais e divulgação de chamadas de projetos.

LUCAS DUARTE MATOS

Assessor de Comunicação

É jornalista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com especialização em Jornalismo de Dados pelo Insper-SP. Trabalhou na afiliada da Globo em Belém. Recebeu prêmios como o de Jornalismo Nacional da Fundação Feac (2017) e o Prêmio Nacional ABP de Jornalismo (2022). Também atuou no site Redação News e no podcast da Revista Amazônia Latitude. Atualmente estuda e trabalha com jornalismo socioambiental. No Fundo Casa, é responsável pelas redações, demandas de assessoria de imprensa e publicações.

NATALY QUEIROZ

Assessora de Comunicação

É jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Possui especialização em Ciência Política pela mesma instituição de ensino superior, diplomado em Presupuestos Públicos Pro Equidad de Género y Raza pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales de México, mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua há 20 anos com comunicação estratégica, mobilização social e direitos humanos. Integra o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação. No Fundo Casa, atua na supervisão de contratos de comunicação, entre outras ações estratégicas.

QUER AJUDAR?

Doe e junte-se a nós

DOE AGORA

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade