Obrigado 2022!
O ano de 2022 está chegando ao fim e chegou a hora de agradecermos por tudo. Agradecemos a todas as pessoas que fizeram parte de nossa caminhada este ano: os parceiros que caminharam conosco, os financiadores que confiaram em nós, e todas as comunidades que, mesmo com as inúmeras dificuldades e desafios, sempre mostram que é possível construir um mundo mais justo e com respeito ao planeta. Nosso muito obrigado em nome de toda a equipe do Fundo Casa!
Para celebrar este ano intenso de muito trabalho, preparamos uma pequena retrospectiva de alguns momentos importantes para o Fundo Casa em 2022. Acompanhe:
Dentro do Casa
Internamente, o ano no Fundo Casa foi marcado pela chegada de novos integrantes em nossa equipe e o retorno das reuniões presenciais, o que possibilitou outra vez o nosso encontro e nossa participação em conferências nacionais e internacionais. Pudemos também, depois de dois anos sem contato presencial, nos darmos, finalmente, aquele abraço de companheiros e companheiras que somos nessa trajetória. Durante os tempos mais difíceis, sempre nos apoiamos e muitas vezes choramos juntos. E rimos muito também, todos os dias na missão comum de fazer desse mundo um lugar melhor. Isso nos fortalece e nos revigora constantemente como organização. É dessa união e confiança mútuas que tiramos força para seguirmos!
Aliança entre Fundos
A Aliança entre Fundos, uma iniciativa que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental, atuou incansavelmente em 2022 para a construção da equidade racial e de gênero e pela redução das desigualdades ambientais.
Em 2023, esperamos permanecer ao lado dos grupos, povos e comunidades tradicionais, bem como das defensoras e defensores dos direitos humanos, a fim de continuarmos neste trabalho em defesa dos direitos, da resiliência comunitária e sustentabilidade econômica das famílias e da soberania alimentar das populações mais vulneráveis.
Saiba mais sobre os Fundos que compõem esta iniciativa:
Chamadas de projetos
Em 2022 o Fundo Casa lançou 6 chamadas de projetos e apoiou iniciativas para o desenvolvimento inclusivo na Bacia do Rio São Francisco, o fortalecimento de direitos territoriais no Nordeste, a autonomia de organizações comunitárias em todo Brasil, sistemas produtivos resilientes e soberania alimentar no Pará e Maranhão, apoio às brigadas comunitárias e também o fortalecimento de organizações comunitárias, locais e indígenas na Amazônia. Juntas, as chamadas de 2022 apoiaram mais de 350 projetos e somam mais de R$15 milhões doados. Mal podemos esperar o relatório deste ano para poder ter uma melhor visão do potencial destas iniciativas!
Publicações
Um ano memorável para o Fundo Casa quando se trata de publicações! A produção de conhecimento para o campo da filantropia tem se tornado cada vez mais uma estratégia importante para nós. Apenas em 2022 foram 4 lançamentos de publicações que buscam compilar o conhecimento, experiências e dados obtidos ao longo de quase duas décadas de atuação. Todas as publicações são gratuitas e podem ser baixadas em nosso site. Confira:
Filantropia Socioambiental nas Cidades – Filantropia Socioambiental nas Cidades é uma publicação de artigos do Programa Casa Cidades e o primeiro livro lançado oficialmente pelo Fundo Casa. Esta obra reúne 17 artigos escritos por 28 autores e divididos em 4 capítulos. Os artigos relatam os desafios e experiências para a construção de cidades social e ambientalmente justas por meio da ótica dos projetos apoiados pelo Programa Casa Cidades.
Mulheres potentes: atuação de grupos na agenda socioambiental – Experiências na América do Sul – Com características inovadoras, os apoios feitos pela Aliança GAGGA revelaram a potência natural da força criativa, sensível e realizadora das mulheres em sua busca por direitos negados historicamente e a luta por justiça ambiental, como o direito ao acesso à água limpa, à soberania alimentar, ao meio ambiente saudável e equilibrado, à manutenção dos recursos necessários para a vida das gerações presentes e futuras.
Direitos Humanos e Defesa Do Ambiente – Relações de gênero, cumprimento do Acordo de Escazú e oportunidades para filantropia – O Fundo Casa Socioambiental, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, lançou a publicação “Direitos humanos e defesa do ambiente: relações de gênero, cumprimento do Acordo de Escazú e oportunidades para filantropia”. A publicação, escrita a várias mãos, fornece dados, detalhes, experiências e conteúdos que poderão ser levados para espaços estratégicos, visando também facilitar dados importantes aos financiadores para que se sensibilizem e ampliem seus apoios a projetos liderados por mulheres defensoras do meio ambiente.
Guardiões das Florestas – Financiamento para a Resiliência Climática – Fundo Casa lança a publicação Guardiões das Florestas – Financiamento para a Resiliência Climática. A publicação traz reflexões e lições aprendidas pelo Fundo Casa Socioambiental no apoio direto a organizações locais e tradicionais e como estes apoios estão conectados às importantes estratégias de preservação das florestas em pé e manutenção do clima.
Participação e cobertura da COP27
O Fundo Casa foi para Sharm El-Sheikh, no Egito, onde participou das importantes discussões da 27ª Conferência das Partes (COP), evento realizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A delegação do Fundo Casa contou com 13 pessoas e foi composta por integrantes da equipe, lideranças quilombolas, defensores, defensoras e jovens negros, que participaram da COP com o objetivo de trazer suas demandas e perspectivas para as mesas da conferência. A composição da delegação foi de encontro com a missão do Fundo Casa de dar voz e protagonismo a grupos estratégicos.
Na conferência, o Fundo Casa esteve presente em 6 mesas diferentes, discutindo sobre financiamento climático, melhores formas de atuação da filantropia, filantropia colaborativa, Acordo de Escazú, entre outros.
A participação da delegação do Fundo Casa na COP27 foi registrada em tempo real pelo nosso querido Régis e pôde ser acompanhada em nossas redes sociais. Se você não acompanhou ao vivo, ainda é possível conferir nesta seleção de postagens que preparamos em nosso Instagram, clique aqui e confira!
Série de vídeos: Fortalecimento de Capacidades
E por último e não menos importante, 2022 foi o ano de lançamento de nossa série de vídeos “Fortalecimento de Capacidades”. Produzida em parceria com a SER, a série tem como objetivo ajudar quem deseja se capacitar para gerir projetos e organizações com excelência. A série, que é composta por 6 episódios, aborda temas como a escrita do projeto, captação do recurso, gestão, prestação de contas, entre outros temas importantes para a gestão saudável de qualquer organização.
A série está disponível de forma totalmente gratuita e pode ser uma boa opção para quem quiser começar 2023 com mais conhecimento na área de gestão institucional e de projetos. Acesse a playlist pelo link: https://youtube.com/playlist?list=PL2DaoOsJtlWXS4ZdwVplwgbchKkKL1Ej_
Agradecemos a todas as pessoas que fizeram parte da nossa jornada em 2022 e desejamos boas festas e que 2023 seja um ano de muita esperança e grandes realizações!
Um grande abraço da equipe do Fundo Casa!