13.03.2023

Fundo Casa e parceiros promovem encontro de articulação para proteção de defensoras e defensores de direitos humanos

Organizado pelo Fundo Casa Socioambiental, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fondo de Acción Urgente de América Latina y el Caribe (FAU), encontro busca fortalecer a articulação e potencializar a cooperação entre as organizações participantes.

No último dia 28 de fevereiro aconteceu em São Paulo (SP) um encontro entre fundos e organizações de apoio às defensoras e defensores de direitos humanos. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a articulação entre as organizações participantes, potencializando a cooperação entre financiadores e organizações que atuam com ações de proteção e promoção dos direitos humanos, pesquisa e documentação, litigância e advocacy, comunicação, formação e acompanhamento direto junto aos defensores e defensoras.

O encontro acontece após articulações ocorridas durante o Seminário de 10 anos da Rede Comuá, em setembro de 2022, que recebeu uma mesa de debates sobre o papel da filantropia na agenda de proteção emergencial aos defensores e defensoras de direitos humanos e meio ambiente. Agora em 2023, no novo encontro, foram compartilhadas análises sobre cenários de questões que afetam o apoio às pessoas que defendem os direitos humanos. Houveram trocas de experiências e foram discutidas ideias para melhorar a cooperação entre as diferentes organizações.

Primeiro encontro entre as organizações foi realizado em setembro de 2022 dentro do Seminário de 10 anos da Rede Comuá. Foto: Arquivo Rede Comuá.

Organizado pelo Fundo Casa Socioambiental, Fundo Brasil de Direitos Humanos e pelo Fondo de Acción Urgente de América Latina y el Caribe (FAU), esse encontro contou com a presença de representantes da Rede Comuá, Fundo Elas +, Fundo Positivo, Frontline Defenders, Protection International, Amazon Watch, Global Witness, Human Rights Watch, Justiça Global, Movimento Nacional de Diretos Humanos (MNDH) e Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos.

Três principais abordagens foram discutidas: Como superar as barreiras para alcançar e apoiar os defensores e defensoras de direitos humanos em risco; Quais as áreas em que a colaboração entre fundos e organizações ajudaria a aumentar a proteção dessas pessoas; De que maneira o trabalho dos fundos e organizações podem ser mais efetivos, com maior impacto na proteção dos defensores e defensoras.

Para Rodrigo Montaldi, gestor de programas do Fundo Casa, “encontros como este, para além de cumprir uma necessidade de maior cooperação e articulação entre essas organizações, tendem a potencializar e otimizar a proteção dos defensores e defensoras que colocam suas vidas em risco justamente porque estão defendendo seus territórios e um bem coletivo.”

Como resultado do encontro em São Paulo, foi criado um plano de trabalho conjunto que prevê a criação de um espaço de governança permanente, para promover a interlocução e a troca entre fundos e organizações. O objetivo desse espaço é estruturar ações de intercâmbio de metodologias de apoio à proteção para defensores e defensoras de direitos humanos, bem como realizar uma busca ativa das articulações já existentes e também estreitar e fortalecer a relação e as ações entre os fundos e as organizações.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade