15.03.2022

Mulheres Liderando a Ação Climática – Fundo Casa e Embaixada da França lançam chamada conjunta como parte da Aliança GAGGA

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de Carta Convite e dúvidas podem ser enviadas até 15/04

A Embaixada da França no Brasil e o Fundo Casa Socioambiental, por meio da Aliança GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action), se unem para apoiar iniciativas de organizações de base comunitárias (OBCs), lideradas por mulheres, com vistas a fortalecer as vozes, liderança e resiliência das mulheres na linha de frente da ação climática.

Os impactos das mudanças climáticas afetam desproporcionalmente os povos mais excluídos e vulneráveis, especialmente mulheres, jovens, indígenas, quilombolas e mulheres rurais. Os impactos das mudanças climáticas no gênero são agravados por formas complexas de desigualdade, que as mulheres excluídas e vulneráveis já enfrentam devido às formas intersetoriais de opressão e à violência a que estão sujeitas. Essas formas de opressão podem incluir, entre outras, aquelas exercidas com base no gênero, orientação sexual, raça, classe, habilidade e localização geográfica, tais como urbano/rural e hemisfério sul/norte. Desta forma, as principais protagonistas deste Edital por Carta Convite são mulheres excluídas e vulneráveis e suas organizações que trabalham para promover os direitos da mulher e a justiça climática e ambiental.

Os movimentos de mulheres ambientalistas que estão contribuindo para fornecer soluções de mitigação e adaptação às mudanças climáticas justas em termos de gênero no Brasil serão convidados a enviar propostas para esta iniciativa comum, que apoiará até 18 propostas com R$36.000,00 cada. O apoio busca fortalecer os movimentos pela justiça climática e pelos direitos das mulheres, desenvolver e fortalecer as capacidades dos grupos e movimentos de base liderados por mulheres para influenciar os principais espaços de tomada de decisão que defendem ecossistemas críticos e apoiam soluções climáticas inclusivas, sustentáveis e com enfoque de gênero justo, além de melhorar os vínculos e a colaboração entre as organizações comunitárias lideradas por mulheres e os movimentos de justiça climática e ambiental e de direitos das mulheres.

Adotamos uma abordagem baseada em direitos, incluindo todo o escopo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como elementos essenciais para lidar com a urgência da crise climática, juntamente com a busca de atuações climáticas que sejam viáveis, inclusivas e justas em termos de gênero. Este convite se destina a organizações mistas, porém com mulheres líderes à frente da gestão e da governança e organizações que já atuam com as questões do clima ou tem forte conexão com o tema. Dúvidas poderão ser enviadas para climamulher@casa.org.br até 15/04/2022.

ATUALIZAÇÃO: Os resultados serão divulgados no dia 02 de junho.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade