01.10.2018

ONU-Habitat e Colab abrem consulta pública sobre condições de vida nas cidades brasileiras

São Paulo, outubro de 2018 — De 1º de outubro a 24 de dezembro os brasileiros terão a chance de fazer um raio-x da cidade em que vivem. Todos estão convidados a entrar em www.colab.re ou baixar o aplicativo Colab e responder a 29 questões de múltipla escolha sobre temas como transporte, inclusão, serviços básicos e transparência, e participar de um diagnóstico do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU.

A consulta Cidades Sustentáveis é uma parceria entre Colab e ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. A agência tem sede em Nairóbi, no Quênia, e atua no desenvolvimento social, econômico e ambiental das cidades. Nesta consulta, o ONU-Habitat pede aos brasileiros e brasileiras que comparem a vida urbana de hoje à de dois anos atrás. Quem participar deverá indicar se concorda ou discorda de afirmações como ” O acesso a transportes públicos seguros, acessíveis e sustentáveis na cidade onde moro está melhorando “, ” A qualidade da gestão de resíduos (coleta de lixo e materiais recicláveis) na cidade em que moro está aumentando ” e ” Na cidade em que vivo há possibilidade de os cidadãos participarem do planejamento urbano local e da gestão local “.

As perguntas da consulta estão relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da ONU, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Hoje, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. No Brasil essa parcela é de quase 85%. “É fundamental ouvir a população e captar a sua percepção sobre como sua cidade está evoluindo em direção a esse Objetivo e, assim, permitir uma análise mais apurada e coletiva da realidade das cidades brasileiras”, afirma Claudio Acioly, Chefe da Unidade de Desenvolvimento de Capacidades do ONU-Habitat . “E esperamos que os resultados da consulta possam ajudar gestores municipais e tomadores de decisão a orientar políticas públicas que sejam capazes de responder aos desafios da urbanização de forma eficiente e integrada, a partir da visão dos cidadãos e cidadãs que vivem e convivem em nossas cidades”, complementa. O objetivo da agência é cruzar as respostas dos brasileiros nesta consulta com dados oficiais de instituições do Brasil – como o IBGE – e internacionais – como a própria ONU -, para monitorar o desempenho das cidades brasileiras com relação às metas do ODS 11. Os resultados serão publicados em um relatório em 2019.

Para realizar a consulta, o ONU-Habitat escolheu o Colab, uma startup de gestão colaborativa que faz a ponte entre cidadãos e governos. Para os cidadãos, Colab atua como rede social, com 200 mil usuários no país. Nela é possível postar sugestões ou pedidos de soluções para problemas como falta de iluminação, buracos e calçadas desniveladas. Se a prefeitura da cidade também participar do Colab, as demandas são encaminhadas diretamente aos órgãos e servidores responsáveis pela resolução. As prefeituras recebem, ainda, workshops e materiais educativos sobre como incluir a participação dos cidadãos na gestão pública.

Com a tecnologia e a metodologia do Colab algumas prefeituras já conseguiram aumentar significativamente seus índices de atendimento a demandas da população. É o caso de Teresina, onde a taxa de resolução de pedidos dos cidadãos subiu de 39% em 2016 para 74% atualmente. “Colaboração dos cidadãos e transparência são as melhores ferramentas para aprimorar a gestão pública”, afirma Gustavo Maia, CEO e cofundador do Colab . “A tecnologia garante que o diálogo com a população aconteça com rapidez e eficiência. E ainda permite que os resultados dessa conversa sejam mensurados, o que facilita a avaliação dos gestores públicos.”

Colab já realizou outras consultas públicas no Brasil, com a participação de 8 prefeituras. Em setembro, por exemplo, Niterói, no Rio de Janeiro, manteve abertas consultas sobre melhorias no parque Campo de São Bento, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade e projetos de quiosques para orla, com cerca de 5 mil respostas de cidadãos. As experiências e funcionalidades deram reconhecimento internacional ao Colab, como o de aplicativo com maior impacto social pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2015, um dos cinco melhores aplicativos de governo e participação do mundo segundo a ONU, também em 2015, e a escolha, em 2017, pelo Departamento de Estado Americano para integrar o programa Unreasonable Goals, aceleração para 16 empresas do mundo todo que trabalham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade