13.06.2017

Um papo sobre energia solar com os idealizadores do projeto “Padaria Solar”

Um papo sobre energia com Valmeram Trindade e César Nóbrega, os idealizadores do projeto apoiado pelo Fundo Socioambiental CASA que ficou conhecido como “Padaria Solar”. Este projeto uniu o empoderamento feminino, a geração de renda e energias renováveis no semiárido paraibano. Ainda não conhece? Clique aqui para acessar a matéria.

Confira o excelente podcast realizado pelo Núcleo de Estudos em Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e saiba tudo sobre as oportunidades da energia solar no semiárido.

 

O Podcast do NAESP recebeu, para uma conversa sobre energias renováveis, o Professor Valmeram Trindade do IFPB campus de João Pessoa e o Advogado e Ecologista César Nóbrega. Ambos membros do CERSA – Comitê de Energia Renovável do Semiárido. O bate-papo foi conduzido pelo professor Chico Nogueira do IFPB Campus Sousa e aconteceu no Assentamento Floresta em Sousa-PB, na casa da família de Seu Genival e Dona  Marlene. A conversa ocorreu durante uma oficina voltada para a juventude sobre o uso de energias limpas e  a instalação de um kit fotovoltaico. O Professor Valmeram e César afirmaram que é necessário um novo olhar sobre o Semiárido e suas potencialidades, principalmente no uso de energias renováveis que fazem parte de um bem comum e devem compor a construção de uma “economia solidária solar”.

“Para que isso ocorra é necessário um processo organizativo entre as instituições e os movimentos sociais”, afirma Nóbrega.

A gestão compartilhada dos recursos da natureza, em especial aqueles do bioma caatinga, bem como, dos conhecimentos sobres estes recursos é compreendida pelos entrevistados como um grande desafio. Pois se o povo do semiárido, principalmente os agricultores e agricultoras familiares não se organizarem para gerir estes recursos os mesmos poderão ser expropriados por grandes empresas.

Para o Professor Valmeran a instalação de um kit fotovoltaico, na modalidade de compartilhamento de energia, com uma família agricultora, assentada da reforma agrária, é uma experiência que tem como objetivo a quebra do paradigma de que a energia planetária é um tipo de mercadoria que serve, simplesmente, para a geração de capital.
Fonte: NAESP

 

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade