16.05.2017

Bota Pra Rodar – Bicicletas compartilhadas na comunidade

O projeto da Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas em Recife apoiado pelo Fundo Socioambiental CASA e Fundo Socioambiental CAIXA está dando o que falar. Em pouco tempo, o “Bota Pra Rodar” já foi tema de 3 reportagens em jornais como o Jornal Hoje, Bom Dia Pernambuco e no portal UOL. E não é por menos, as características inovadoras desta iniciativa o tornaram um sucesso instantâneo, principalmente em Caranguejo Tabaiares, comunidade onde foi implantado.

O objetivo do Bota Pra Rodar é levar a experiência das bicicletas compartilhadas para dentro da comunidade, diferente da maioria dos exemplos existentes onde as estações de bicicletas ficam nas regiões mais turísticas e nobres das cidades. O projeto é gerido pela própria comunidade e o cadastro é feito na biblioteca local, sem burocracias e sem a necessidade de cartões de crédito ou um smartphone.

A estação de retirada da bicicletas conta com uma pequena oficina. Foto: Ameciclo

A estação de retirada da bicicletas conta com uma pequena oficina. Foto: Ameciclo

Tudo começou com uma campanha da Ameciclo que recolheu bicicletas abandonadas em condomínios e casas da Região Metropolitana de Recife. Com as bicicletas na mão, o grupo realizou oficinas junto com a comunidade para reformar e deixar 20 unidades em excelentes condições de uso.

Para o morador ter acesso a bicicleta, basta estar cadastrado e pronto, não precisa pagar nada. Os usuários recebem também um cadeado para manter a bicicleta segura durante o uso e toda a assistência necessária. O bicicletário está equipado com uma bomba de ar, para calibrar os pneus, e uma mini oficina com as ferramentas adequadas para a manutenção. Quando o problema for mais grave, os voluntários do Bota Pra Rodar também auxiliam nas manutenções.

Levar os filhos na escola ficou mais fácil com as bicicletas compartilhadas. Foto: Ameciclo

Levar os filhos na escola ficou mais fácil com as bicicletas compartilhadas. Foto: Ameciclo

Para ir ao mercado, levar os filhos na escola, passear, trabalhar, para economizar e para chegar mais rápido, as máquinas “movidas a feijão e arroz” estão lá, a disposição da comunidade. Antes estavam presas em alguma garagem, agora estão livres para explorar a cidade e trazer alegria a quem pedala.

O Bota Pra Rodar é uma iniciativa apoiada através do Programa Fortalecimento de Comunidades na Busca Pela Sustentabilidade.

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade