09.05.2017

Líder Shipibo apresenta demandas amazônicas no Fórum Permanente da ONU em Nova York

Ronald Suárez Maynas, presidente do Conselho Shipibo Conibo Xetebo, destacou as graves ameaças que a Amazônia peruana enfrenta durante a 16ª sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas, que foi realizada em Nova York no início deste mês.

O ator Leonardo Di Caprio esteve presente e mostrou o seu apoio através do Twitter.

O especialista em comunicações indígenas do povo Shipibo e um dos fundadores da Rede Peruana de Comunicadores Indígenas (REDCIP) demandou que o governo peruano garanta e agilize processos de titulação de terras, paralise a extração de recursos naturais e suspenda todos os mega -projetos que representam uma ameaça para as comunidades indígenas não-contatadas, especialmente projetos associados a esquemas de corrupção.

Suárez explicou perante o Fórum Permanente como os territórios indígenas estão sujeitos à violência e como os direitos das comunidades indígenas estão ameaçados. Exigiu que os governos, em particular o Estado peruano, reconheça a auto-determinação de seus povos indígenas.

 

ronaldsueraez

Ronald Suarez durante o Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas em Nova York. Foto: servindi.org

O Fundo Socioambiental CASA já apoiou duas vezes projetos realizados pelo povo Shipibo e Ronald Suarez através da Asociación Indígena para el desarrollo Integral (AIDI) e ALIANZA ARKANA. O objetivo dos apoios foi a realização de dois documentários: “Impacto das Atividades Petroleiras no Baixo Ucayali” e o documentário sobre a identificação de ameaças a partir da visão indígena a respeito da expansão de monocultivos de palma na amazônia peruana.

Confiara abaixo o documentário Canaán: La tierra prometida, realizado com apoio de diversas organizações e também do Fundo Socioambiental CASA:

Acesse mais vídeos no Canal Servindi Notícias.

Saiba mais em: www.servindi.org

NEWSLETTER

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DE NOSSA REDE
Ao enviar esse formulário você aceita nossa Política de Privacidade